Trecho do Rodoanel com tecnologia da F1 é inaugurado após 12 anos do início das obras
Novo trecho liga as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra e promete melhorar o tráfego e a logística na Grande São Paulo

Antonio Souza
O trecho norte do Rodoanel Mário Covas, em São Paulo, será inaugurado na próxima segunda-feira (22), 12 anos após o início das obras.
O segmento que será entregue liga as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, com 24 quilômetros de extensão. Ao final, o Trecho Norte do Rodoanel terá 44 quilômetros, conectando os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá.
As obras começaram em 2013, mas foram paralisadas em 2018. Após seis anos interrompidas, as intervenções foram retomadas em abril de 2024.
O investimento total no Trecho Norte do Rodoanel é de R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão do Governo do Estado de São Paulo e cerca de R$ 2 bilhões da concessionária responsável.
Trecho terá tecnologia de Fórmula 1
O trecho conta com uma inovação de padrão internacional: o uso do SMA (Stone Mastic Asphalt), conhecido como “asfalto com matriz de pedra”, tecnologia aplicada em pistas de Fórmula 1 e em rodovias de alto desempenho ao redor do mundo.
O SMA é a última camada do pavimento e tem acabamento mais granulado do que o asfalto tradicional. Esse tipo de revestimento é mais resistente e evita deformações causadas pelo peso dos veículos, como as marcas deixadas pelas rodas ao longo do tempo.
Trata-se de um pavimento de nova geração, que oferece maior aderência dos pneus, mais conforto ao dirigir; vida útil mais longa e melhor resistência ao calor e ao tráfego intenso.
Na prática, o novo asfalto garante uma superfície mais regular, reduz solavancos e melhora a drenagem da água da chuva, diminuindo o risco de aquaplanagem. Outro benefício é a redução do ruído provocado pelo contato dos pneus com o solo.









