Semana Santa: saiba por que a Páscoa muda de data todo ano
Celebração depende do calendário lunar e está diretamente ligada à data do Carnaval
A Semana Santa varia a cada ano, seguindo um cálculo específico criado pela Igreja Católica ainda no século IV, durante o primeiro Concílio de Niceia. Para determinar a data da Páscoa, são contados 46 dias a partir da Quarta-feira de Cinzas, que ocorre logo após o Carnaval. Essa prática permite que a Semana Santa se adapte ao calendário lunar, mantendo sua relevância e significado litúrgico ao longo dos séculos.
+ Sexta-feira Santa: por que comem peixe e evitam a carne vermelha?
A Páscoa, último dia da Semana Santa, é o primeiro domingo após a primeira lua cheia de outono (no hemisfério sul), e pode cair de 22 de março a 25 de abril.
A celebração é antecedida pela Quaresma, um ritual que dura 40 dias e tem início na Quarta-feira de Cinzas. Esse período de preparação termina no Domingo de Ramos, anterior ao domingo de Páscoa.
Durante esses dias, segundo Dom Carmo João Rhoden, Bispo Emérito de Taubaté, os fiéis devem buscar redescobrir o sentido do sofrimento de Jesus Cristo, por meio do jejum, da penitência e da abstinência de carne.
"A riqueza de símbolos, ritos e palavras celebradas nestes dias, não tem comparação com nenhuma outra ritualidade. São símbolos cristológicos do fogo e da luz, da palavra e da água, do Pão e do Vinho", explica o Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin.