Brasil

Inmet prolonga alerta de perigo por calor extremo em seis estados brasileiros

SP, RJ, MG, ES, GO e MS enfrentam ondas de calor caracterizadas por temperaturas até 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias

Imagem da noticia Inmet prolonga alerta de perigo por calor extremo em seis estados brasileiros
Pessoas passeiam pelas ruas de São Paulo em meio à forte onda de calor que atinge a cidade | Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil - 27.12.2025
,

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prolongou o alerta de perigo por calor extremo, válido para seis estados brasileiros, que terminaria no fim da tarde desta segunda-feira (29). O aviso segue em vigor até as 18h de terça-feira (30).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O alerta vale para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Nessas localidades, as ondas de calor são caracterizadas por temperaturas até 5°C acima da média histórica por um período maior do que cinco dias.

O Inmet retirou da área de risco por calor extremo Santa Catarina e Paraná, que agora estão sob alerta para tempestades até as 23h59 de terça-feira. Ambos os estados podem ser atingidos por ventos de até 100km/h e chuvas de até 100 milímetros em 24 horas.

Nos últimos dias, a região Sudeste tem enfrentado uma onda de calor devido a uma massa de ar quente estacionada em toda a região, que abrange também partes de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro e impede a chegada de frentes frias. A cidade de São Paulo registrou no domingo (28) 37,2°C, a maior temperatura para dezembro desde 1961. Algumas cidades do interior paulista ultrapassaram os 42°C.

Apesar das altas temperaturas, a previsão para os últimos dias do ano é de que o calor perca um pouco a intensidade com a chegada de uma frente fria com fortes chuvas. Todo o estado de São Paulo, o Sul do Rio de Janeiro e o Sul/Sudoeste de Minas Gerais estão sob alerta de tempestades até as 10h desta terça-feira. O volume de chuvas pode variar até 50 milímetros por dia (mm/dia), acompanhadas de ventos intensos (40-60 km/h) e de queda de granizo.

O Inmet ainda emitiu alerta de tempestades para os três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde as tempestades devem ser mais críticas. O litoral sul de São Paulo e o sudoeste de Mato Grosso do Sul também devem ser atingidos por fortes chuvas.

Assuntos relacionados

Onda de calor
Alerta
INMET

Últimas Notícias