Publicidade
Brasil

Gripe aviária: Após surto, Peru, Jordânia e Hong Kong voltam a importar carne de aves do Brasil

Cerca de 30 países liberaram as importações da carne de frango brasileira, enquanto outros mantêm restrições parciais em regiões específicas

Imagem da noticia Gripe aviária: Após surto, Peru, Jordânia e Hong Kong voltam a importar carne de aves do Brasil
Foto: Reprodução / OPAS
,
Publicidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou que os países Peru, Jordânia e Hong Kong retiraram as restrições à importação da carne de frango brasileira, após o fim do surto de gripe aviária registrado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Atualmente, cerca de 30 países liberaram completamente a compra da carne de aves do Brasil, entre eles Argentina, México, Emirados Árabes Unidos e Uruguai. Por outro lado, países como China, União Europeia, Canadá e Chile mantêm a suspensão total das importações.

+ Entenda o que é gripe aviária e como se previnir

Em lista organizada pelo Mapa, outras quatro nações aplicam restrições parciais: Angola, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Rússia limitam as importações ao estado do Rio Grande do Sul; Catar e Kuwait restringem apenas o município de Montenegro; e Japão amplia as limitações a municípios como Campinápolis e Santo Antônio da Barra.

Essas medidas seguem as normas internacionais de regionalização definidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

O Brasil foi declarado livre da gripe aviária em 18 de junho, após a descontaminação da granja afetada e o cumprimento do período obrigatório de 28 dias sem novos casos. O único foco da doença ocorreu em maio, o que levou diversos países a suspender temporariamente as importações.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade