Avanço de nova frente fria traz chuvas intensas e geada ao sul do Brasil
Estados devem registrar algumas das temperaturas mais baixas do ano; veja previsão

SBT News
O avanço de uma nova frente fria pelo Brasil provocará aumento de chuva e queda nas temperaturas em estados do sul do país. O destaque fica para o Rio Grande do Sul, onde há previsão de tempestades, além de geada com possibilidade de temperaturas negativas.
Segundo a Climatempo, entre as cidades com os maiores volumes previstos está Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná, com 43 milímetros (mm) de chuva. Logo em seguida, aparece Jaguarão, no Rio Grande do Sul, com acumulado de 35 mm. Na sequência, destacam-se as cidades de Gramado e Nova Prata, ambas no Rio Grande do Sul, com previsão de 33 mm cada.
Além da chuva, o frio também ganha destaque na região. As cidades devem registrar algumas das temperaturas mais baixas do Brasil desde o início do ano, com possibilidade de recordes em várias áreas. Nesta quinta-feira (3), o frio será mais intenso nas cidades do Rio Grande do Sul.
Já na sexta-feira (4), a massa de ar frio avança também para Santa Catarina, onde a menor temperatura prevista é de 6ºC, em São Joaquim. Ainda são esperadas baixas temperaturas em Vacaria, Bom Jesus e Cambará do Sul, com previsão de 8°C.
+ Série de tornados atinge diferentes estados nos EUA e deixa rastro de destruição
A madrugada de sábado (5) será bem fria na região sul, com possibilidade de geada e não descartando a ocorrência de temperaturas negativas nos pontos mais altos da Serra Catarinense. O dia pode começar com mínimas em torno ou abaixo de 4 °C nas demais áreas da região serrana do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e na Fronteira do estado gaúcho com o Uruguai.
Alerta em São Paulo
Além dos estados do sul, a frente fria chegará a São Paulo, provocando fortes tempestades que devem durar até domingo (6). As temperaturas também irão cair, sobretudo no sul e no leste do estado.
Em relação às chuvas, a região da Grande São Paulo, de Campinas, Sorocaba, o sul do estado e as regiões próximas da divisa com Minas Gerais, no norte e nordeste do estado, podem acumular de 50 mm a 100 mm. Para a região da serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, a previsão é de 100 mm a 150 mm. Já a Baixada Santista e a região de São Sebastião e de Caraguatatuba podem acumular de 150m a 250 mm, o litoral sul, de 100 mm a 150 mm e a região de Ubatuba, de 250 mm a 350 mm.
A queda da temperatura, por sua vez, será bastante acentuada no fim de semana. A partir de sábado (5), os termômetros devem registrar máximas em torno dos 20°C e mínimas, em torno de 15°C.