Primeira frente fria do ano traz chuvas intensas e coloca regiões em estado de alerta
Temporais e riscos de desastres mobilizam autoridades no Sul e Sudeste do país; Em São Paulo, Gabinete de Crise vai monitorar os impactos em tempo real

SBT News
A chegada da primeira frente fria do ano promete, além da queda de temperatura, fortes chuvas nas regiões sul e sudeste do país. O clima preocupa autoridades, que investem em estruturas para minimizar os possíveis estragos e preparar os cidadãos.
Em São Paulo, a Defesa Civil emitiu um alerta na última quarta-feira (02), que indicava possibilidade de temporal em todo território paulista. De acordo com a previsão, embora o volume de chuva mais intenso esteja previsto para o litoral norte, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba, também há risco de chuvas fortes na Grande São Paulo, Campinas, Itupeva, Vale do Ribeira e Sorocaba.
O órgão também criou um Gabinete de Crise para monitorar, em tempo real, o impacto das chuvas nas áreas afetadas em razão das últimas chuvas, que causaram alagamentos, deslizamentos e até uma morte. Esse grupo temporário, formado por representantes de órgãos públicos e serviços essenciais, estará em operação até domingo (06), no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), quando o alerta deve ser encerrado.
+ Polícia prende casal suspeito de agredir bebê de 5 meses em Nova Iguaçu (RJ)
Já no Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca a partir das 18h desta sexta-feira até às 9h de domingo (06). De acordo com os militares, além da possibilidade de alagamentos e deslizamentos, o perigo está no mar, já que a cidade pode ter ondas entre 2,5 e 3 metros de altura. Diante a esse cenário, as autoridades orientam para que a população evite o banho e prática de esporte no mar. No estado, os municípios em destaque no acumulado de chuva integram a Serra Fluminense, como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
+ Enchentes e carros submersos: Quem paga essa conta?
Na região sul, Porto Alegre e a região metropolitana da cidade preocupam os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que acionaram o alerta para tempestade e queda de granizo.
Diante ao cenário incerto, os alertas orientam para que a população evite transitar por áreas alagadas durante chuvas intensas e não buscar abrigo em árvores ou estruturas metálicas em caso de raios. Já em situações de ventos fortes, o cidadão deve se manter afastado de janelas e objetos soltos. Os órgãos também pedem para que moradores de áreas suscetíveis a deslizamentos devem ficar atentos a sinais como rachaduras no solo e inclinação de árvores e postes.