Brasil

Prefeitura do Rio lança programa inédito para monitorar motociclistas de aplicativo

Iniciativa prevê avaliação de entregadores e mototaxistas com base em critérios de segurança e cria primeira base de apoio para profissionais sobre duas rodas

Avatar de Sidney Rezende
Sidney Rezende
17/10/2025, 02:32 • Atualizado em 17/10/2025, 21:17
compartilhar

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta quinta-feira (16), por meio de publicação no Diário Oficial, o Programa de Monitoramento de Direção Segura de Condutores, iniciativa pioneira no país voltada para entregadores e mototaxistas de aplicativo.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O programa estabelece padrões de segurança e prevê o monitoramento do comportamento dos trabalhadores no trânsito. Serão avaliados critérios como infrações graves, excesso de velocidade e histórico de acidentes.

Caso descumpram as regras, os motociclistas terão a certificação suspensa temporariamente, por períodos de cinco a trinta dias, e precisarão participar de cursos de reeducação para voltar a atuar.

Base de apoio para profissionais

Além do monitoramento, a capital fluminense também contará com a primeira base de apoio para motociclistas e ciclistas, instalada em Botafogo, sob o Viaduto Álvares Cabral.

O espaço climatizado oferecerá banheiro, tomadas para carregamento de celulares e micro-ondas para que os profissionais possam aquecer refeições, garantindo mais estrutura e dignidade no dia a dia de trabalho.

A medida faz parte de um esforço do município para melhorar a segurança viária e as condições de trabalho dos entregadores, setor que cresceu exponencialmente com o avanço dos aplicativos de mobilidade.

Para o jornalista Sidney Rezende, essa é uma boa iniciativa, desde que haja uma cooperação mútua entre os órgãos de segurança.

"Essa é uma boa iniciativa da prefeitura. Para que a ação seja realmente efetiva e traga resultados duradouros, o ideal seria envolver também os governos estadual e federal. Uma atuação integrada com o Detran-RJ, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal do Rio de Janeiro ampliaria a capacidade de fiscalização e resposta, garantindo mais segurança para motociclistas e para a população em geral", destaca Sidney

Últimas notícias de Brasil

Brasilhá 40 minutos

Vídeo: Incêndio atinge galpão em Contagem, na Grande BH

Fogo de grandes proporções se espalhou para imóveis vizinhos; bombeiros e Defesa Civil atuam na ocorrência

Brasilhá 41 minutos

Mauricio de Sousa faz 90: SP ganha programação gratuita

Desfile, esculturas, infláveis gigantes e um banco de bronze estão entre as homenagens ao criador da Turma da Mônica

Brasilhá 2 horas

Metrô de SP terá mais trens durante Brasil x Japão

Mudança foi planejada para os horários que costumam concentrar maior movimento de passageiros antes e depois do jogo

Brasilhá 2 horas

Bebê é achado engatinhando sozinho em rua do ES; mãe é presa

Imagens de câmeras de segurança registraram a criança sozinha na rua durante a madrugada; mãe foi a uma festa e deixou a bebê com o filho adolescente

Brasilhá 4 horas

Fim de semana terá temporal no Sul e no Norte; veja previsão

Em São Paulo, o sábado terá nevoeiro pela manhã, tempo firme na maior parte do território paulista e máxima de 23°C na capital