Zelensky volta a dizer que guerra entre Israel e Hamas tirou foco da Ucrânia
Declaração acontece em meio ao aumento dos ataques russos no país
Camila Stucaluc
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a comentar que a guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas tirou o foco do conflito no país. A declaração foi feita nesta 5ª feira (16.nov), após reunião com o novo secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, que escolheu Kiev como destino da primeira viagem internacional.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O mundo não está tão focado na situação do campo de batalha na Ucrânia, e esta divisão do foco realmente não ajuda", disse Zelensky.
A crítica à maior atenção da comunidade internacional ao conflito no Oriente Médio, que registra mais de 12 mil mortos, já havia sido feita pelo presidente ucraniano no início de novembro. Apesar de não querer comprar as guerras, Zelensky se mostrou insatisfeito com a divisão de foco do Ocidente, principal aliado de Kiev no conflito contra a Rússia.
+ Zelensky pede que ucranianos se preparem para ataques russos durante o inverno
A declaração acontece devido ao temor de Zelensky perder apoio da comunidade internacional na guerra, sobretudo no início do inverno, quando as tropas russas aumentam os ataques contra instalações de energia. Em meio ao cenário, o G7 afirmou que a guerra entre Israel e o Hamas não irá afetar o suporte do bloco econômico à Ucrânia.