Brasil bate recorde de aprovações no Programa Bandeira Azul para 2024/25
Doze praias do Rio de Janeiro estão entre os 49 locais premiados pelo selo de certificação internacional
SBT Brasil
O Brasil atingiu um marco inédito no Programa Bandeira Azul 2024/25, com um total de 49 locais aprovados, incluindo 38 praias e 11 marinas, espalhados por seis estados. O Rio de Janeiro se destacou ao ter doze praias certificadas, três a mais que no ano passado. A premiação é um reconhecimento global pela promoção do turismo sustentável e pela preservação ambiental.
+ Bebê nasce dentro de frigorífico em Chapecó, Santa Catarina
O Programa Bandeira Azul, que conta com um júri internacional, analisa as candidaturas dos locais e emite a certificação no início da temporada de verão no Hemisfério Sul. Este selo tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a proteção do ambiente marinho e costeiro, além de incentivar ações para resolver os conflitos ambientais existentes.
A cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul acontecerá no dia 1º de novembro, em Salvador. O projeto Bandeira Azul é considerado uma das certificações mais importantes para áreas costeiras em todo o mundo, avaliando critérios rigorosos, como qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística. +Prefeitura e Câmara do Guarujá estruturaram PCC com R$ 81 milhões em licitações
Seis estados brasileiros foram premiados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Alagoas e Ceará. Esses destinos atenderam aos 34 critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), demonstrando compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.