Você sabia que Paris e Roma são cidades-gêmeas?
Paris homenageia Roma, cidade-irmã, com festival de filmes italianos ao ar livre
Maria Paula Carvalho
No De Malas Pronta desta semana, Maria Paula Carvalho explora as semelhanças entre Paris e Roma.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Somente Paris é digna de Roma e somente Roma é digna de Paris. Este é o mote da jumellage, em francês, a relação de "irmandade" entre as duas cidades. Foi no dia 30 de janeiro de 1956 que as duas capitais, francesa e italiana, decidiram (simbolicamente) unir seus destinos. À época, a geminação foi apresentada como um "instrumento eficaz de colaboração material e moral entre os homens".
Hoje, na prática, os moradores das duas cidades têm entrada gratuita em museus, ao visitar a co-irmã. Basta apresentar um comprovante de residência. Essa geminação não tem consequências "institucionais", contudo.
Em geral, grandes cidades são geminadas com várias outras cidades. Nova York, por exemplo, tem 13 pares, incluindo Londres, Madri e Cairo. Já a Cidade Luz (Paris) e a Cidade Eterna (Roma) são as únicas a ter uma harmonização exclusiva. Daí o famoso lema "Só Paris é digna de Roma, só Roma é digna de Paris". No caso das duas cidades, a geminação é exclusiva, com uma cooperação histórica e única entre as duas capitais, especialmente em torno de eventos culturais.
Estas celebrações foram uma oportunidade para promover, no verão de 2023, o festival Cine Paradiso, com exibição de filmes italianos ao ar livre, no quai do rio Sena. O evento contou com a presença de atores e diretores italianos que apresentaram seus filmes à plateia, numa confraternização que a coluna Allo Paris mostra para você..
O evento também faz parte da programação oficial de Paris Plages, festival à beira do rio Sena que, como o Programa De Malas Prontas vem mostrando, transforma o quai do rio Sena nos meses de verão em uma espécie de Tahiti europeu.