Conheça os Templos de Hórus e Kom Ombo, no Egito
Locais pertenceram aos deuses Hórus e Sobek
Maria Paula Carvalho
Exímios matemáticos, os egípcios desenvolveram o estudo da geometria, voltada principalmente para a construção civil. No Sul do Egito ainda existem templos de arquitetura, preservados e testemunhas dessa época.
Após amanhecer no porto de Edfu, Maria Paula Carvalho nos convida para um passeio de charrete. Esse é o meio de transporte preferido dos turistas que desembarcam no local para visitar o grande templo ptolomaico de Hórus.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Templo de Hórus, um dos mais preservados do Egito, foi erguido no período greco-romano por Ptolomeu III e Ptolomeu I. As figuras, inscrições e hieróglifos contam sobre a época em que o templo foi construído e como era a vida no local.
Várias reformas foram feitas posteriormente, mas os construtores preservaram a arquitetura dos faraós. As gravuras relatam a história mitológica do deus Hórus, rituais e oferendas.
Hórus é um dos deuses mais importantes e poderosos do panteão egípcio. Era venerado como um guerreiro, responsável por vingar o assassinato de seu pai, Osíris.
Após a proibição do culto de imagens no cristianismo, no ano 391, o templo de Edfu foi vandalizado.
Neste passeio pelo Rio Nilo, Maria Paula também nos leva ao Templo de Kom Ombo, cujas divindades são, além de Hórus, Sobek, um deus com cabeça de crocodilo e corpo humano.