Publicidade
Turismo

Descubra Paris navegando no Bateaux-Mouche

Nas águas do Rio Sena viajamos pela história da cidade mais visitada do mundo

Imagem da noticia Descubra Paris navegando no Bateaux-Mouche
Rio Sena em Paris
• Atualizado em
Publicidade

La Seine, assim mesmo, no feminino em francês, faz parte do imaginário coletivo dos moradores e visitantes de Paris. O Rio que serpenteia a capital francesa por 13 quilômetros é a testemunha de séculos de uma história rica em cultura, diversidade de ideias, romantismo e sofisticação, atributos que influenciaram a formação dos povos em vários cantos do planeta. 

Na segunda reportagem sobre o Rio Sena, entraremos num barco de turistas para mostrar o desenvolvimento de Paris e os marcos históricos debruçados sobre o Rio. Confira o vídeo que estreia no SBT News e não deixe de assistir a primeira parte da reportagem exibida na semana passada.  

Rio Sena: um dos símbolos de Paris 

A nascente do Rio Sena está localizada a 446 metros acima do nível do mar, em Source-Seine, na Côte-d'Or, no planalto de Langres, Centro-Leste da França. As águas correm na direção do Canal da Mancha, que separa a França da Inglaterra. Antes, porém, o Sena serpenteia Paris por 13 quilômetros, tendo em suas margens alguns dos principais monumentos da cidade.

Uma história que começou nas águas do Sena

No segundo vídeo de Maria Paula Carvalho exibido no De Malas Prontas, a playlist de turismo do SBT News, vamos navegar nas águas calmas do Sena com um grupo de turistas, com a oportunidade de vivenciar uma experiência inesquecível.

A história do Sena está intimamente ligada a história de Paris e é por isso que um barco está em destaque no brasão da cidade. Desde os primórdios, o Sena permite a passagem de mercadorias que chegam ao porto de Havre, no canal da mancha. Ainda hoje é uma artéria fluvial estratégica da Europa. Mas o turismo descobriu o Sena e passou a explorar os belos passeios pelo Rio. 

Uma cidade dividida 

O rio Sena divide Paris em duas partes: a rive droite, à direita, é a área mais popular da cidade. Era desse lado do rio que se concentravam os trabalhadores de Paris. Enquanto na rive gauche, à esquerda, estavam os intelectuais e aristocratas.

Mais do que uma rota de transporte fluvial, o Sena é o símbolo de uma cidade que se ergueu entre Nobres e plebeus, de um povo que derrubou pontes para buscar Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Uma sociedade que virou exemplo para outros povos e fez de Paris a cidade mais visitada do mundo.  

O futuro de Paris

Em nome da qualidade do ar, a navegação pelo rio está sendo retomada em Paris, que vai ser sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Com seus 15 portos, Paris tem o objetivo ambicioso de ser neutra em carbono até 2050. Os barcos, com certeza, ainda irão estar nas suas águas. Muitos deles servem de moradia de famílias parisienses, um endereço nobre, num país que acostumou a mostrar para o mundo que até a simplicidade pode ser "chic". 

Acesse agora o De Malas Prontas, a playlist de turismo do SBT News, no YouTube, e descubra a relação fascinante entre os parisienses e o Rio Sena:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade