Publicidade
Turismo

Festa Medieval no Castelo de Óbidos, uma viagem no tempo

Conheça a cidade onde já morou rainhas e respira o turismo em Portugal

Imagem da noticia Festa Medieval no Castelo de Óbidos, uma viagem no tempo
festa medieval em portugal
• Atualizado em
Publicidade

A cidade murada de Óbidos é dos roteiros prediletos para se fazer em Portugal e na Festa Medieval. A sensação é de entrar numa máquina do tempo e voltar à era áurea da vila é pitoresca. Das comidas aos espetáculos, os artesãos, tudo faz com que a história salte do livro e se faça presente. A experiência inesquecível faz o viajante querer programar a agenda do próximo ano e acompanhar tudo que a cidade tem a oferecer.

A vila

A Vila de Óbidos, em Portugal, é cercada por muralhas conservadas pelo tempo, ruas de pedras, castelo e outras preciosidades que em todos os detalhes têm, sim, história para contar. A cidade, é claro, não parou no tempo, mesmo que essa impressão passe na consciência de todos que visitam a região que buscam essa verdadeira viagem ao passado.

O município onde fica a cidade, onde está situada a vila, tem cerca de 11 mil habitantes e está no distrito de Leiria, a cerca de 80 km da capital Lisboa. A cidade conta com restaurantes, bares, hotéis e pousadas que recebem turistas de várias partes do mundo que vem não apenas para revisitar o passado, mas também para conhecer a cidade que já foi presente de casamento para rainhas portuguesas nos tempos do império.

Muradas

Todos que visitam à cidade precisam passar pela Porta da Vila, uma das primeiras atrações que o turista de cara terá ao chegar. Ela foi construída no século XVII, revestida por azulejos brancos e azuis, passou por uma restauração em 2019. Lá se encontram também desenhos que tem como temática a paixão de Cristo. O passeio por cima das muradas tem cerca de 2 quilômetros. De cima, o turista tem uma facilidade melhor para compreender a planta da vila e toda a engenharia da época em que foi criada.

A Rua Direita

Essa é a principal rua de Óbidos, e fica em frente à entrada da vila. Por lá existe uma arquitetura de casas brancas com detalhes em azul e amarelo, e revestidas com plantas de várias coisas que deixam o ambiente um verdadeiro charme especial nas fachadas das casas, muros e palacetes. Na rua há muitas lojas que vendem artesanato, souvenires e outros artigos. Dali é possível entrar em becos e voltar para ela, um bom jeito de percorrer a cidade sem se perder.

Castelo de Óbidos

Essa verdadeira obra de arte do século XIII, presente até hoje na região, foi construído pelo povo árabe, em uma região ocupada no passado por lusitanos, romanos e visigodos. Em 1148, D.Afonso Henriques tomou o castelo de volta.

O castelo é considerado uma das sete maravilhosas de Portugal e atualmente funciona como uma pousada para os turistas. Então, se for ficar na cidade, porque não ter uma noite de rei ou rainha? A fama do castelo também é conhecida por ser presente de casamento de algumas rainhas portuguesas. O lugar era oferecido como dote de casamentos reais, por isso a cidade também ganha o título de cidade das rainhas.

O vídeo estreia nesta 6ª feira (29.jul) às 20h30:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade