Um tour pela vinícola mais conhecida da Espanha
Visitar a Bodega Torres, na Catalunha, é um dos passeios preferidos dos adeptos do enoturismo
Adriana Levis
Um tour para conscientizar! Assim é a visita à Bodegas Torres, uma das maiores produtoras de vinhos da Espanha, que tem como filosofia a produção sustentável. A vinícola está localizada na região de Penedès, na Catalunha, e o enoturismo garante uma experiência completa aos visitantes: há museu e um trem que conduz ao vinhedo. Mais: La Plana e a adega Waltraud, além de degustação ou almoço no restaurante El Celleret, comandado pelo chef Sergi Millet, com menu delicioso e uma vista incrível de Montserrat.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Desde 2008, a empresa está na vanguarda de um movimento para conscientizar o setor e diminuir as emissões de CO2 na atmosfera -- já reduziram para 30% e a meta é chegar em 55%, em 2030. Durante o passeio pela vinícola, é possível conhecer algumas ações em andamento do programa Torres & Earth, voltadas para o uso eficiente de energia, captação da água da chuva e sua reutilização.
Nas vinhas, a maneira de cuidar das terras, por meio da agricultura regenerativa, ajuda a captar o carbono e colocá-lo novamente no solo. Animais, como as ovelhas, comem as ervas e produzem adubo natural. Outro projeto interessante é o de variedades ancestrais, uma iniciativa pioneira para encontrar e reproduzir cepas antigas, mais resistentes às mudanças climáticas.
Rótulos
Já imaginou provar um vinho do século 19? Lá isso é possível! Não por acaso, em 2021, a Bodegas Torres ganhou o título de marca de vinho mais admirada do mundo, promovido por profissionais do setor, de acordo com o ranking publicado pela revista Drinks International, responsável pela tradicional avaliação. Foi a quinta vez, nas 11 edições, que a empresa faturou o prêmio.
Como o vinho é uma bebida que reflete as condições do solo, todo esse cuidado é percebido no primeiro gole. E o planeta agradece!