Praia de Ilhabela tem exposição permanente da Via Crucis; conheça
'De Malas Prontas" traz dicas de passeio para o feriado e mostra onde ter a melhor visão de Paris
De Malas Prontas
O litoral brasileiro tem paisagens surpreendentes e características próprias em cada região. As mudanças no clima, na temperatura da água e no relevo ao longo de toda a costa tornam a viagem pelas praias brasileiras sempre uma aventura agradável e, por vezes, surpreendente. Nesse especial da Semana Santa, os colaboradores do De Malas Prontas vão mostrar alguns desses lugares incríveis e que vão deixar você com vontade de conhecer cada um deles.
Engenho D'água: um museu à beira-mar
Se você está em dúvida sobre ir à praia ou visitar um museu nós temos a dica certa para conciliar os dois programas num só. Tem uma praia em Ilhabela que oferece as duas possibilidades ao visitante. É a Fazenda Engenho D'água, uma construção centenária, tombada pelo patrimônio histórico, que até o meio do século passado produzia cana-de-açúcar e cachaça para o mercado interno e para exportação.
Hoje a estrutura é preservada e virou um museu com detalhes importantes de uma época em que a ilha era conhecida pela sua produção agrícola. Atualmente, Ilhabela é um dos destinos turísticos mais movimentados do país e cheio de surpresas. A visita à fazenda Engenho D'água é surpreendente. Instalada à beira-mar, na praia de mesmo nome, a 5 quilômetros do terminal das barcas, a fazenda tem um antigo casarão do tempo dos escravos que foi transformado em museu onde o visitante vai encontrar o maquinário usado no beneficiamento da cana e o alambique onde a cachaça era produzida, como mostra a Mirella Bérgamo.
Mas a maior atração está do lado de fora da casa. 43 obras que representam a Via Crucis estão expostas a céu aberto, junto ao mar. Entre elas, a famosa obra paixão, do artista plástico Gilmar Pinna, numa alusão à paixão de Cristo. A visitação é gratuita e está aberta ao pública de terça a domingo, de 10 às 17h. É um passeio que vale à pena e tem tudo a ver com data.
Turismo ecológico atrai cada vez mais visitantes
No passeio pelo litoral brasileiro é preciso estar atento para as surpresas que podem surgir a qualquer momento. Arraial do Cabo é um dos principais destinos do turismo ecológico no País. Na região são desenvolvidos vários projetos de preservação ambiental que estão ajudando a manter espécies e até aumentando a quantidade de peixes na região. Vamos mostrar um flagrante de um grupo de golfinhos nadando perto de uma das principais praias de Arraial. Arraial do Cabo fica a cerca de 200 quilômetros do Rio e vale à pena o passeio até esse caribe brasileiro.
Conheça as praias de Florianópolis de lancha
Outro lugar com imagens deslumbrantes e paraísos tropicais surpreendentes é o litoral de Florianópolis. A Cláudia Romero fez um passeio de lancha com a família e mostra como essa é uma opção bem confortável e divertida para conhecer a região. A lancha oferece as melhores condições para o passeio e está equipada com camas e até churrasqueira. Mas se não quiser assar a carne no barco é só acionar o delivery que o barco-restaurante leva a comida até você. A viagem inclui paradas para mergulho, stand-up e desembarque nas ilhas charmosas da região. Os serviços de passeio de barco podem ser uma opção agradável de lazer para quem está em busca de tranquilidade.
A melhor vista de Paris
As construções de Paris chamam a atenção do mundo por manter as características históricas da cidade. Até Hittler se rendeu aos encantos da capital francesa e evitou bombardeios em massa na invasão da cidade, na segunda guerra. Quem passeia pelas ruas se depara com as construções que representam os movimentos de art décor e art nouveau que tornam os prédios, obras de arte em constante exposição.
A ocupação de Paris também seguiu um plano urbanístico bem delineado, com ruas formando quarteirões bem definidos.Os prédios respeitam os gabaritos que limitaram a verticalização na região central. No entanto, o movimento de modernização da cidade nos anos 1970, fez surgir elementos estranhos nesse cenário. Os modernos arranha-céus tomaram conta de algumas regiões da cidade, notadamente a região de La Defense e outros pontos no entorno da cidade.
A primeira dessas construções foi a Torre de Montparnasse, com seus mais de 200 metros de altura. O polêmico edifício, no entanto, se tornou o lugar preferido dos parisienses para admirar a cidade. É do alto da torre que se tem uma vista exuberante da cidade e de onde se vê o principal monumento de Paris, a torre Eiffel. A Ana Paula Cardoso foi até lá e revela os novos ângulos da cidade luz.
Está ansioso por mais essa viagem? Então aperte os cintos e viaje com o De Malas Prontas.