Veja como funciona o maior navio de combate aos crimes ambientais marinhos
Na 1ª viagem ao Brasil, o Ocean Warrior, abre as portas para o público nas paradas em SP e RJ
Mirella Bergamo
O Ocean Warrior é o principal navio da ONG Sea Shepherd, a maior organização internacional de defesa da vida marinha e realiza missões em todo mundo para fiscalizar a pesca ilegal, matança de baleias e golfinhos, caça aos tubarões e outras atividades de agressão aos oceanos.
Entre uma missão e outra, o Ocean Warrior faz paradas em alguns países para promover visitas a bordo, como já aconteceu na Austrália, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e México. Dessa vez, o Brasil foi escolhido para receber o tour, que pode ser feito nas cidades de Ilhabela, no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Mirella Bergamo, do Mi Leva, visitou o navio ecológico em Ilhabela, cidade escolhida para receber o navio por ter 85% do território dentro de uma área de preservação ambiental.
Uma mulher está no comando da embarcação. A capitã Mar Casariego lidera uma tripulação de voluntários do mundo todo, incluindo brasileiros embarcados na missão. A rotina das viagens é dura e prolongada. O navio chega a passar até 6 meses em alto mar.
Os detalhes da embarcação e das missões em defesa da fauna e flora marinhas estão no vídeo da Mirella.
Quem quiser fazer o tour, pode visitar o Ocean Warrior até esse domingo (27.mar), em Ilhabela. Ou na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre 30 de março e 3 de abril e 6 a 10 de abril.
A visita é gratuita e exige comprovante de vacinação e uso de máscaras. Para reservar o seu lugar é importante fazer o cadastro no site da ONG.