Samsung e Apple lideram vendas de celulares; chinesas se aproximam
Setor vendeu cerca de 290 milhões de celulares; juntas, Xiaomi, Oppo e Transsion vendem 90 milhões
Cido Coelho
A consultoria de análise de mercado IDC divulgou o desempenho da indústria de celulares no primeiro trimestre de 2024. Foram vendidos mais de 289 milhões de dispositivos no mundo, 7,8% a mais que em 2023. O desempenho fez com que a Samsung superasse a Apple na liderança global nas vendas de smartphones, com aumento de participação das chinesas.
A fabricante sul-coreana conseguiu 20,8% do mercado de smartphones, com 60,1 milhões de celulares vendidos, com queda de 0,7%. A sua principal concorrente, a norte-americana Apple, teve queda de 9,6%, vendendo 50,1 milhões de iPhones e fechou o trimestre com 17,3% de participação no período.
Neste período do ano, a Samsung costuma ter um bom desempenho por conta dos lançamentos da família de smartphones Galaxy, a linha premium Galaxy S, como o S24 com a inteligência artificial Galaxy IA, assim como o modelo de entrada Galaxy A.
Já a Apple costuma ter o melhor desempenho no último trimestre do ano, quando em setembro acontece a janela de lançamento dos modelos iPhone, mirando as datas da Black Friday e o Natal.
Chinesas ganham participação de mercado
A fabricante chinesa Xiaomi, que está fora do mercado dos Estados Unidos, também vai bem. O levantamento da IDC mostra que a empresa obteve 14,1% da fatia de mercado, crescendo 33,8%.
Outra chinesa teve um crescimento exponencial, foi a Transsion, das marcas Tecno, Infinix e Itel, muito presente na África, atingiu 9,9% do mercado, crescendo 84,9%.
Assim, assumindo a 4ª posição das marcas que mais venderam no mundo, superando outra chinesa, a Oppo, que foi para a quinta posição do pódio de vendas.