Pensando em São Paulo e Londres, Google anuncia "modo ladrão" para celulares Android
Função que utiliza inteligência artificial foi desenvolvida especialmente para cidades que têm altos índices de furto e roubo de aparelhos
Cido Coelho
Em São Paulo, um telefone celular é roubado a cada cinco minutos. Em Londres, o mesmo acontece a cada seis minutos. Foi pensando nisso que o Google anunciou que o sistema Android terá o “modo ladrão”, que bloqueia o celular no momento em que o aparelho é roubado.
O anúncio foi feito por Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android, durante o evento Google I/O 2024, que acontece na Califórnia, nos Estados Unidos.
Segundo Burke, o Google estudou o comportamento do crime em vários vídeos de roubos de telefones em bicicletas para desenvolver a nova função.
O modo Theft Detection Lock (Bloqueio de Detecção de Roubo) usa inteligência artificial (IA) para bloquear o celular no momento em que um telefone é arrancado da mão do dono.
A tela do celular fica bloqueada automaticamente e impede que criminosos acessem o dispositivo. A função identifica “movimentos comuns associados ao roubo”, como um solavanco de um telefone sendo arrancado da mão de alguém em movimento.
“Esse recurso usa a IA do Google para detectar se alguém arranca seu telefone de sua mão e tenta correr, andar de bicicleta ou ir embora”, diz o Google.
O “modo ladrão” estará disponível em dispositivos a partir do Android 10 ainda este ano.