Pane global em sistemas ainda afeta voos ao longo do fim de semana
Após mais de 5 mil cancelamentos no dia do apagão, outras 2 mil suspensões de voos foram registradas neste sábado
Lis Cappi
O apagão cibernético que afetou sistemas ao redor do mundo na sexta-feira (19) ainda impacta serviços de transporte aéreo ao longo do fim de semana.
+ Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de aparelhos no planeta, afirma Microsoft
Até as 17h horas deste sábado (20), o site FlightAware, que monitora viagens, apontava atrasos em 26.439 mil voos, além de 2.202 cancelamentos em todo o mundo.
A plataforma ainda aponta que, no domingo, outros 280 voos já estão cancelados. No dia do incidente, foram registradas 5,1 mil suspensões.
Segundo estimativa da Microsoft, empresa responsável pelo sistema operacional Windows, a pane afetou 8,5 milhões de dispositivos ao redor do mundo. Uma quantidade que representa menos de 1% de computadores ou equipamentos eletrônicos, mas o suficiente para impactar serviços.
Além da interferência em voos, que provocaram mudanças de planos para milhares de viajantes, a situação também afetou sistemas bancários, hospitalares e até companhias de telecomunicações.
+Apagão interrompeu programação de veículos de comunicação pelo mundo
A situação foi provocada por uma atualização corrompida em um programa de antivírus do grupo de cibersegurança CrowdStrike. Essa mudança provocou um erro em computadores com o sistema Windows.
A empresa garantiu que a falha foi corrigida, mas especialistas em segurança cibernética afirmam que os efeitos ainda poderão ser sentidos nos próximos dias.
No Brasil, foram registrados impactos em voos na sexta-feira (19) pela queda no sistema de check in de algumas empresas aéreas, mas houve diminuição de atrasos e cancelamentos de voos neste sábado, conforme confirmou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ao SBT News.