Orkut era lançado há 20 anos e inovou nas redes sociais
Rede chegou a ter mais de 300 milhões de usuários pelo mundo e conquistou o Brasil com memes
Em 24 de janeiro de 2004 nascia uma das primeiras redes sociais da internet, o Orkut. Era a primeira onda das redes sociais e tinha o frescor de novidade – e hoje gera um certo saudosismo.
Com diversas comunidades e grupos, ele abriu a chance de conectar e reconectar várias pessoas do Brasil e do mundo e gerou uma nova dinâmica na internet.
+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
Criada pelo engenheiro de softwares turco Orkut Büyükkökten, a rede alcançou no auge mais de 300 milhões de usuários. O projeto foi desenvolvido durante seus estudos na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Anos depois, o Facebook foi criado por Mark Zuckerberg em outra universidade, Harvard.
Em 2005, a rede ganhou sua versão em português e conquistou os brasileiros. Em 2008, foi comprada pelo Google.
Uma das características mais marcantes do Orkut era a possibilidade de criar comunidades de absolutamente qualquer assunto, Muitas ficaram famosas com seus nomes excêntricos, como "Eu Odeio Segunda-Feira", ou "Eu Abro a Geladeira pra Pensar".
As comunidades eram páginas que reuniam pessoas com interesses comuns. Eram um lugar para trocar ideias, como os antigos fóruns da internet.
O usuário podia publicar scraps (recados) e a rede social permitia depoimentos para os amigos, além de classificações que iam desde "sou fã", "confiável", passando por "muito legal" e até "super sexy".
Fim melancólico
Em 2009, o Google teve um adversário de peso, o Facebook. A rede criada por Mark Zuckerberg teve um crescimento exponencial com sua rede social, que acumula atualmente mais de 2 bilhões de usuários.
O Google tentou uma reação ao atualizar o site, mas perdeu espaço no mercado de redes sociais. Em 2011, o Facebook superou o Orkut. Muitos usuários também migraram para outras redes mais ativas e interessantes, como o Twitter (hoje X) e, posteriormente, o Instagram (comprado por Zuckerberg).
O Orkut foi desativado em 30 de setembro de 2014. Diante da comoção gerada pelo anúncio, a big tech prometeu manter as páginas de comunidade no ar, mesmo sem a possibilidade de atualização de conteúdo. Mas acabou desativando por completo a rede social em 2017.
Ensaio para a volta?
Em 2016, o criador Orkut tentou lançar a Hello Network, mas não deu certo. Depois, em 2022, ele publicou uma carta pública no site Orkut.com, com uma mistura de nostalgia e utopia, e lembrou que trabalhou muito “para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados” e que "o mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca".
+ Criador do Orkut reativa site e anuncia novidades
“Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, disse.
Até agora, porém, nada aconteceu.
O SBT News tentou entrar em contato com o criador do Orkut, mas até o momento ele não respondeu ao pedido de entrevista.