Criador do Orkut reativa site e anuncia novidades
Engenheiro turco criou em 2004 rede social pioneira com mais de 300 milhões de usuários
O engenheiro turco Orkut Buyukkokten anunciou a reativação de sua página e anunciou que está construindo algo novo na internet. Para quem não associou o nome ao endereço, Orkut foi uma rede social mantida pelo Google, criada em 2004 pelo engenheiro com o mesmo nome, que foi sucesso no mundo todo durante 10 anos.
+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No site ativado, orkut.com, Orkut fez um balanço sobre sua criação posterior, quando trabalhava na empresa do maior buscador da web, quando sua rede social alcançou mais de 300 milhões de usuários, destacou que o espaço era um lugar onde o 'ódio e a desinformação não fossem tolerados' e que a rede permitiu que os usuários 'pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos'.
Orkut foi saudosista e fez uma declaração mais otimista da web, esperando que a internet volte a ser uma rede que construa 'conexões autênticas'.
"O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas", ressalta o engenheiro.
Sem deixar mais detalhes sobre o que ele tem planejado, Orkut apenas ressalta que é uma pessoa otimista e acredita que a conexão pode transformar o mundo para a melhor e, por isso, está construindo algo novo.
"Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!"
A plataforma que tinha como propósito conquistar os usuários de internet nos Estados Unidos, foi muito popular no Brasil e na Índia e se destacava por suas comunidades com nomes excêntricos, funções que permitiam depoimentos entre os usuários além de troca de informações.
A rede social contava com mais de 600 aplicativos e jogos disponíveis, além da integração com a ferramenta Google Talk. Em 30 de junho de 2014, o Google anunciou a descontinuidade do serviço em um comunicado em seu blog oficial, assinado pelo então diretor de engenharia, Paulo Golgher.
Adeus ao Orkut
segunda-feira, 30 de junho de 2014 | 10:23Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram "redes sociais".
Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.
O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.
O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para ter mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.
Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.
Postado por Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google
Mais de 30 milhões de brasileiros utilizavam a rede social e na época chegou a passar a líder Facebook em número de usuários no Brasil. E a Google tentou seguir com a rede social Google+, porém não obteve o mesmo sucesso que a rede social criada pelo turco.
Leia a carta de Orkut na íntegra:
Hello!
Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.
Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.
O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.
Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.
Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!
Continue sendo quem você é,
- Orkut