Microsoft encerra o Skype após 20 anos de funcionamento
Empresa desativa serviço de videochamadas para concentrar esforços no Microsoft Teams

SBT News
A Microsoft encerra nesta segunda-feira (5) o funcionamento do Skype, seu tradicional serviço de videochamadas.
+ Microsoft anuncia fim do Skype em maio
O fim da plataforma, que funcionava há duas décadas, havia sido anunciado em fevereiro de 2025. A decisão faz parte da estratégia da empresa de centralizar seus serviços de comunicação no Microsoft Teams.
Segundo a companhia, o Teams oferece funções semelhantes às do Skype, como chamadas de voz e vídeo, conversas em grupo, troca de mensagens e compartilhamento de arquivos.
A ideia é simplificar os produtos e oferecer uma experiência mais integrada aos usuários, especialmente no ambiente corporativo.
+ WhatsApp lança ferramenta para proteger conteúdos sensíveis em conversas
Com isso, o Skype tem o mesmo fim que outras plataformas online que marcaram gerações. É o caso do Orkut e MSN.
No início dos anos 2000, o Orkut era uma rede social com comunidades e recados, enquanto o MSN permitia conversar em tempo real com amigos.
Ambos foram muito usados no Brasil antes da chegada do Facebook e do WhatsApp.
O aplicativo
Lançado em 2003, o Skype revolucionou a comunicação ao permitir chamadas por vídeo e voz com baixo custo, o que abalou o setor de telefonia tradicional.
+ WhatsApp deixará de funcionar em versões mais antigas do iPhone a partir desta segunda (5)
A Microsoft adquiriu a plataforma em 2011 por US$ 8,5 bilhões, quando o serviço contava com cerca de 150 milhões de usuários. Em 2020, esse número havia caído para 23 milhões, mesmo após um leve aumento no uso durante a pandemia.
Nos anos recentes, o aplicativo enfrentou dificuldades para competir com ferramentas mais modernas e intuitivas, como Zoom e Slack.
A própria Microsoft reconhece que a tecnologia do Skype não acompanhou as demandas da era dos smartphones.
Durante a pandemia, a empresa aproveitou para integrar o Teams a outros serviços do pacote Office, buscando atrair o público corporativo. Com isso, os esforços direcionados para o Skype foram enfraquecendo desde então.
*Com informações da Associated Press