Meta encerra ferramenta pública de criação de filtros virtuais
Estarão disponíveis apenas os efeitos de realidade aumentada da empresa de tecnologia; usuários não poderão mais fazer criações
Cido Coelho
A Meta, dona das redes sociais Instagram e Facebook e do serviço de mensagens WhatsApp, anunciou na terça-feira (27) que vai encerrar a ferramenta Meta Spark.
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Em operação desde 2018, a plataforma pública de criação de filtros de realidade aumentada era usada por criadores para desenvolver e vender filtros para as plataformas sociais da companhia.
Encerra em janeiro de 2025
Os criadores de conteúdo receberam um e-mail da Meta explicando que, a partir de 14 de janeiro de 2025, o serviço será descontinuado.
"Isso significa que os efeitos de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros – incluindo marcas e nossa comunidade mais ampla de Criadores de RA – não estarão mais disponíveis a partir desta data", relata o comunicado no site da Meta.
Ou seja, não será mais possível criar filtros para as redes sociais da empresa de Mark Zuckerberg.
Segundo a Meta, a descontinuação desta plataforma faz parte da estratégia de priorizar produtos e serviços que atendam melhor às necessidades futuras de usuários e parceiros comerciais.
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No entanto, a companhia afirma que os efeitos criados pela própria Meta, assim como os conteúdos criados com os efeitos presentes no Reels, Stories e publicações, continuarão disponíveis para os usuários.
"Somos profundamente gratos à comunidade de criadores, empresas e outras partes interessadas importantes que fizeram parte da jornada Meta Spark", diz o comunicado.
"Criem um portfólio"
O encerramento das ferramentas Meta Spark também se estende ao Meta Spark Studio, Meta Spark Players e Meta Spark Hub.
A Meta recomendou aos usuários que "criem um portfólio em um site externo" para não perderem seus trabalhos feitos no Meta Spark Studio.