Matrículas em cursos de IA crescem mais de 1.000% no Brasil
Segundo um relatório de uma empresa de educação online, o país é considerado o mais qualificado da América Latina e do Caribe
Os brasileiros têm muito interesse em inteligência artificial e querem se beneficiar dessa tecnologia. É o que aponta o Relatório de Habilidades Globais 2024, realizado pela empresa de educação online Coursera.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Entre os 148 milhões de estudantes no mundo todo que utilizam a plataforma, o Brasil se destaca como o país mais qualificado da América Latina e do Caribe. O relatório também se baseia em dados de mais de sete mil parceiros institucionais da empresa educacional.
Além disso, o país está entre os vinte principais países em termos de proficiência geral em competências, mostrando que os alunos brasileiros estão bem preparados para enfrentar a disrupção digital.
Depois do Brasil, Chile, Uruguai, México e Colômbia se destacam. No âmbito global, os brasileiros competem de igual para igual com países tradicionalmente fortes em educação, como a Coreia do Sul (16º), a Noruega (17º) e a Finlândia (18º).
O documento mostra que os alunos do Brasil registraram aumento de 1.079% em matrículas em cursos de inteligência artificial generativa (GenAI). No mundo, o aumento foi de 882%.
Engenharia de Prompt para ChatGPT, Introdução à IA Generativa e IA Generativa com Grandes Modelos de Linguagem estão entre os cursos preferidos pelos brasileiros.
Além disso, os brasileiros demonstram maior pontuação em tecnologia e ciência de dados na América Latina e Caribe, estando na posição 17 no ranking mundial.
+ Todas as notícias sobre inteligência artificial
As principais habilidades alcançadas pelos alunos na Coursera em 2023 foram em Engenharia de Software, Engenharia de Computadores e Computação em Nuvem.
No âmbito da Ciência de Dados, os principais cursos realizados no Brasil são Fundamentos do Google: Dados, Dados em Todos os Lugares; Fundamentos do Suporte Técnico e Fundamentos do Design da Experiência do Usuário (UX).
Em Negócios, o Brasil alcançou a quarta maior pontuação na América Latina e Caribe e a 10ª no mundo, se destacando em habilidades empresariais estratégicas como Adaptabilidade e Negociação.
+ 64% das pessoas não querem IA no atendimento ao cliente
O relatório aponta que as mulheres são bastante ativas no ambiente de aprendizado. Quarenta e nove por cento dos alunos são brasileiras, dado superior à média global (46%).