Publicidade

64% das pessoas não querem IA no atendimento ao cliente

Segundo entrevistados, a tecnologia dificultaria a transferência para um atendimento humano

64% das pessoas não querem IA no atendimento ao cliente
Entrevistados acreditam que IA torna-se uma barreira para o atendimento humano | Imagem gerada por IA
Publicidade

A pesquisa realizada pela consultoria Gartner aponta que 64% das pessoas preferem que as empresas não utilizem inteligência artificial em suas centrais de atendimento ao cliente. Uma das principais alegações é que o uso da IA dificultaria o contato com um atendente humano.

+ Confira as últimas notícias de Tecnologia

O levantamento, realizado em dezembro de 2023 e publicado nesta semana, entrevistou 5,7 mil pessoas, sendo que dessas, 53% considerariam mudar o serviço para uma concorrente caso descobrissem que a empresa atual utiliza ferramentas de IA para realizar o atendimento ao público.

Os entrevistados alegam que a principal preocupação é a dificuldade em ser atendido por um humano (60%). Depois vem:

  • Desemprego (46%);
  • Respostas incorretas (42%);
  • Segurança dos dados (34%); e
  • Discriminação de tratamento entre diferentes consumidores (25%).
“Muitos clientes temem que a GenAI simplesmente se torne outro obstáculo entre eles e um agente. O ônus está nos líderes de serviço e suporte para mostrar aos clientes que a IA pode agilizar a experiência de serviço.”, explica Keith McIntosh, diretor sênior de Pesquisa na prática de Atendimento e Suporte ao Cliente da Gartner.

Uma das soluções propostas pelo diretor da consultoria é que o atendimento humano esteja disponível caso a IA não consiga atender a demanda.

+ "Inteligência artificial só não é mais perigosa do que a burrice humana", diz Pacheco

O executivo reforça a necessidade do agente ter acesso ao histórico com as interações feitas com o sistema -- para deixar o atendimento mais ágil, deixando os clientes satisfeitos por não terem que repetir ou explicar novamente o pedido em atendimento.

No Brasil, um caso de uso da IA em serviço de atendimento ao cliente vem da operadora Vivo, onde a ferramenta chamada I.Ajuda interage com os trabalhadores do SAC propondo soluções para as reclamações dos clientes.

+ Todas as informações sobre inteligência artificial

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pediu à operadora explicações sobre o uso da tecnologia, assim como seu funcionamento e os resultados da prática.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

Tecnologia
Inteligência Artificial
Inteligencia artificial

Últimas notícias

Discurso de Trump pós-atentado não será "raiz" e de ataque, mas de união nacional, diz especialista

Discurso de Trump pós-atentado não será "raiz" e de ataque, mas de união nacional, diz especialista

Cientista político também analisa escolha de J.D. Vance como vice na chapa do ex-presidente, de olho no futuro do partido Republicano
Funcionário de farmácia reage a assalto com banco de madeira

Funcionário de farmácia reage a assalto com banco de madeira

Homem já havia entrado no estabelecimento se passando por cliente
Dados de 38 milhões de clientes da Netshoes são roubados por hacker

Dados de 38 milhões de clientes da Netshoes são roubados por hacker

Empresa fala em "incidente cibernético" e Procon vai averiguar o roubo
Homem armado com espingarda atira contra jovens após se irritar com filmagem em bar

Homem armado com espingarda atira contra jovens após se irritar com filmagem em bar

Atirador também portava revólver; boletim de ocorrência foi registrado
Ossada enterrada a 5 metros de profundidade é de mulher assassinada pelo namorado em Goiás

Ossada enterrada a 5 metros de profundidade é de mulher assassinada pelo namorado em Goiás

Ex-companheiro responde por feminicídio e ocultação de cadáver; Dayara Talissa Fernandes Cruz estava desaparecida desde 10 de março
Governo dos EUA produziu pelo menos 819 documentos sobre Lula e monitorou presidente de 1966 a 2019, diz jornal

Governo dos EUA produziu pelo menos 819 documentos sobre Lula e monitorou presidente de 1966 a 2019, diz jornal

Dados foram obtidos pelo escritor Fernando Morais, autor de biografia do petista, e constam em 3.300 páginas
Milei demite subsecretário que cobrou desculpas de Messi após canto racista da Seleção Argentina

Milei demite subsecretário que cobrou desculpas de Messi após canto racista da Seleção Argentina

Vídeo mostra jogadores comemorando título da Copa América com música discriminatória contra os franceses
Ministério Público apura questionário da Polícia Rodoviária Federal com perguntas partidárias

Ministério Público apura questionário da Polícia Rodoviária Federal com perguntas partidárias

Servidor deve responder se tem inclinações de direita, centro ou esquerda
Assista: Rogério Carvalho fala ao Perspectivas sobre Lula x Campos Neto e papel das redes nas eleições

Assista: Rogério Carvalho fala ao Perspectivas sobre Lula x Campos Neto e papel das redes nas eleições

Senador pelo PT-SE também comenta desafios do partido no pleito municipal, disputa entre Biden e Trump nos EUA e apoia Alcolumbre para presidência do Senado
Lula diz que tratou com Lira sobre deputados "brigões" e faz acenos ao Congresso; veja análise

Lula diz que tratou com Lira sobre deputados "brigões" e faz acenos ao Congresso; veja análise

Presidente mostrou preocupação com "degradação da função política" por causa de brigas; Brasil Agora desta quinta (18) comenta essa e outras declarações
Publicidade
Publicidade