Publicidade

64% das pessoas não querem IA no atendimento ao cliente

Segundo entrevistados, a tecnologia dificultaria a transferência para um atendimento humano

64% das pessoas não querem IA no atendimento ao cliente
Entrevistados acreditam que IA torna-se uma barreira para o atendimento humano | Imagem gerada por IA
Publicidade

A pesquisa realizada pela consultoria Gartner aponta que 64% das pessoas preferem que as empresas não utilizem inteligência artificial em suas centrais de atendimento ao cliente. Uma das principais alegações é que o uso da IA dificultaria o contato com um atendente humano.

+ Confira as últimas notícias de Tecnologia

O levantamento, realizado em dezembro de 2023 e publicado nesta semana, entrevistou 5,7 mil pessoas, sendo que dessas, 53% considerariam mudar o serviço para uma concorrente caso descobrissem que a empresa atual utiliza ferramentas de IA para realizar o atendimento ao público.

Os entrevistados alegam que a principal preocupação é a dificuldade em ser atendido por um humano (60%). Depois vem:

  • Desemprego (46%);
  • Respostas incorretas (42%);
  • Segurança dos dados (34%); e
  • Discriminação de tratamento entre diferentes consumidores (25%).
“Muitos clientes temem que a GenAI simplesmente se torne outro obstáculo entre eles e um agente. O ônus está nos líderes de serviço e suporte para mostrar aos clientes que a IA pode agilizar a experiência de serviço.”, explica Keith McIntosh, diretor sênior de Pesquisa na prática de Atendimento e Suporte ao Cliente da Gartner.

Uma das soluções propostas pelo diretor da consultoria é que o atendimento humano esteja disponível caso a IA não consiga atender a demanda.

+ "Inteligência artificial só não é mais perigosa do que a burrice humana", diz Pacheco

O executivo reforça a necessidade do agente ter acesso ao histórico com as interações feitas com o sistema -- para deixar o atendimento mais ágil, deixando os clientes satisfeitos por não terem que repetir ou explicar novamente o pedido em atendimento.

No Brasil, um caso de uso da IA em serviço de atendimento ao cliente vem da operadora Vivo, onde a ferramenta chamada I.Ajuda interage com os trabalhadores do SAC propondo soluções para as reclamações dos clientes.

+ Todas as informações sobre inteligência artificial

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pediu à operadora explicações sobre o uso da tecnologia, assim como seu funcionamento e os resultados da prática.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

Tecnologia
Inteligência Artificial
Inteligencia artificial

Últimas notícias

Lotofácil da Independência pode pagar R$ 200 milhões nesta segunda (9)

Lotofácil da Independência pode pagar R$ 200 milhões nesta segunda (9)

Apostas podem ser feitas em casas lotéricas ou pela internet até as 18h
Na Espanha, González promete "continuar lutando para restaurar democracia" na Venezuela

Na Espanha, González promete "continuar lutando para restaurar democracia" na Venezuela

Líder da oposição pediu asilo político na Europa após ser alvo de mandato de prisão em Caracas
Onda de calor excessivo ganha força e deve atingir intensidade máxima nesta semana

Onda de calor excessivo ganha força e deve atingir intensidade máxima nesta semana

Estados do Centro-Oeste e Sudeste podem registrar temperaturas acima de 40ºC; calor também chega ao Sul
Preço da cesta básica diminui pelo segundo mês consecutivo em 17 capitais

Preço da cesta básica diminui pelo segundo mês consecutivo em 17 capitais

Resultado foi influenciado pela baixa no preço da maioria dos produtos, como o tomate e o feijão
Às vésperas de debate, pesquisa mostra empate técnico entre Kamala e Trump na disputa pela Casa Branca

Às vésperas de debate, pesquisa mostra empate técnico entre Kamala e Trump na disputa pela Casa Branca

Candidato republicano aparece com 48% das intenções de voto, ante 47% da vice-presidente
Semana do Cinema: 2ª edição de 2024 começa na quinta-feira (12) com ingressos a R$ 12

Semana do Cinema: 2ª edição de 2024 começa na quinta-feira (12) com ingressos a R$ 12

Promoção será válida até o dia 18 de setembro em diversas salas espalhadas pelo país
SBT News na TV: Dino cobra respostas do governo sobre queimadas

SBT News na TV: Dino cobra respostas do governo sobre queimadas

Confira o que foi notícia ao longo do dia e os assuntos que serão destaque nesta segunda-feira (9); assista!
Lula vai ao Amazonas nesta semana para anunciar mais dinheiro e medidas para combate à seca

Lula vai ao Amazonas nesta semana para anunciar mais dinheiro e medidas para combate à seca

Presidente visita áreas afetadas pela estiagem histórica e recebe prefeitos em Manaus para falar sobre crédito extraordinário e plano emergencial
Semana de esforço concentrado na Câmara prevê concluir reforma tributária antes das eleições

Semana de esforço concentrado na Câmara prevê concluir reforma tributária antes das eleições

Emendas parlamentares, desoneração da folha e Plano Nacional de Educação também estão na pauta do Congresso
Após proibição, eventos culturais voltam a ocupar o Eixão em Brasília

Após proibição, eventos culturais voltam a ocupar o Eixão em Brasília

Governo do Distrito Federal pretende elaborar plano de ocupação do "Eixão do Lazer" em uma das principais vias da capital
Publicidade
Publicidade