Hackearam seu Instagram? Saiba como recuperar sua conta
Polícia Civil de São Paulo dá dicas para você se livrar desta dor de cabeça
Cido Coelho
Mesmo se você tomar todos os cuidados com as senhas de acessos às plataformas digitais que usa no dia a dia ainda corre o risco de sofrer ataques ou invasões de hackers em contas nas redes sociais, streaming, bancos e entre outros serviços.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
O Instagram é um dos alvos preferenciais dos ataques. Mas é possível seguir alguns passos para tentar coibir ou impedir o invasor de acessar sua conta e provocar mais problemas. As invasões têm sido bastante frequentes em todo o país.
Segundo levantamento realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPMG (Coeciber), em janeiro de 2022, foram registradas 388 ocorrências de acessos indevidos, seguidos de golpes para obtenção de valores só em Minas Gerais.
A Meta recomenda desconfiar de invasão ao verificar que:
- A senha ou o email foram alterados;
- A data de nascimento ou o nome foram alterados;
- Solicitações de amizade foram enviadas para pessoas que você não conhece;
- Mensagens que você não escreveu foram enviadas;
- Publicações ou anúncios que você não criou foram feitos.
Se alguma dessas situações aconteceu com você, a Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo dá um passo a passo do que fazer:
Entre em contato com a Central de Ajuda do Instagram
Se a sua conta invadida foi comprometida, ainda é possível realizar ações para recuperá-la. Para isso, acesse a Central de Ajuda do Facebook ou a Central de Ajuda do Instagram para saber como proteger sua conta e usar as ferramentas recomendadas pela plataforma para que você consiga retomar o acesso.