Dona do TikTok copia o Instagram e lança Whee
Sem alarde, empresa chinesa lançou concorrente do aplicativo de fotos da Meta
Cido Coelho
Após boatos e um possível vazamento de código, a ByteDance, dona da rede social de vídeos TikTok, anunciou o lançamento do Whee, uma rede social de fotos, semelhante ao Instagram, da Meta.
Segundo o comunicado oficial, a rede foi criada para manter os usuários conectados a amigos próximos por meio da função "dos momentos espontâneos da vida", algo que lembra o BeReal, em que é possível capturar e compartilhar fotos que apenas os amigos conseguem ver, curtir ou compartilhar.
"Whee é um novo app social criado para manter você conectado com seus amigos próximos nos momentos espontâneos da vida. Capture e compartilhe fotos da vida real que apenas seus amigos podem ver, permitindo que você seja mais autêntico. Whee é o melhor lugar para amigos próximos compartilharem momentos da vida", explica o TikTok no seu blog oficial.
A 'cara' do aplicativo é semelhante ao Instagram, como o feed, posição dos elementos e botões como compartilhar, curtir, capturar, rever fotos publicadas e mensagens diretas.
Mas, segundo os criadores da rede, o Whee tem uma proposta mais pessoal, como o Instagram foi nos seus primórdios, antes da aquisição pela Meta em 2012 por US$ 1 bilhão.
Para abrir uma conta na rede e fazer o login, é necessário ter uma conta no TikTok. No entanto, apenas alguns países já têm acesso ao aplicativo como a Turquia.