Contra fraudes, instituições financeiras querem implementar mais IA
Pesquisa revela que 52% dos líderes financeiros no Brasil querem aumentar o uso da tecnologia
Mais da metade dos executivos financeiros no país planejam implementar inteligência artificial (IA) para detectar fraudes. É o que aponta um estudo conduzido por duas empresas de tecnologia voltadas para soluções financeiras na América Latina.
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O levantamento Pulso 2024 - Experiência Digital: A Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina, realizada pela Topaz e pela consultoria Celent, que entrevistou 1.079 líderes de várias organizações financeiras em 20 países, mostra o interesse do Brasil na adoção do uso da IA, além da expansão do digital banking, e os planos e prioridades com tecnologias inovadoras no setor.
- 52% dos líderes brasileiros pensam em usar a tecnologia para detectar fraudes.
- 54% dos entrevistados querem priorizar a inovação de IA nos chatbots de atendimento ao cliente.
- 49% têm interesse em investimento nos aplicativos de IA dedicados para avaliação de risco.
Deste montante de entrevistados, 64% fazem parte de bancos digitais, tradicionais, cooperativas, ou instituições de microfinanças e 36% fazem parte de empresas de tecnologia e fintechs.
"Embora o setor financeiro tenha sido transformado pela digitalização nos últimos anos, devido a políticas e estruturas regulatórias de apoio, adoção de internet móvel e uma rápida expansão de serviços digitais, os desafios permanecem, resultando em diferentes prioridades e planos para investimentos futuros em todos os países da região", diz Jorge Iglesias, executivo da Topaz.
Os executivos querem desenvolver mais recursos de inteligência artificial para atendimento ao cliente e automação de processos. Isso se dá devido ao envolvimento digital do cliente, que é cada vez maior, e segundo a pesquisa, é cada vez mais importante para as instituições financeiras.
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Estratégias para facilitar a vida bancária do cliente
Com isso, os bancos têm procurado estratégias e soluções que permitam mais facilidade de uso aos usuários, que na América Latina usam a internet com smartphones, sendo que os pagamentos são cada vez mais feitos por dispositivos móveis.
- Mais da metade (51%) das empresas pesquisadas no levantamento afirmam ter solicitação e aprovação de crédito, seguidas por aberturas de contas digitalizadas (41%) e atendimento às reclamações (39%).
- Os bancos superam as instituições financeiras menores em relação à digitalização e abertura de contas -- 77% contra 42% das instituições de menor porte.
- Além disso, nos próximos dois anos, os bancos e outras instituições financeiras planejam implementar novas soluções tecnológicas como campanhas automatizadas (38,4%), carteira eletrônica (29,5%), sistema de prevenção de fraudes (27,5%), atendimento ao cliente phygital (híbrido) (22,5%) e sistema de prevenção de lavagem de dinheiro (16,2%).
IA nos aplicativos dos bancos
O levantamento ainda revela que seis em cada dez instituições bancárias dizem que vão investir em aplicativos de IA para atendimento ao cliente e em chatbots.
Brasil, com o Pix, México com o CoDi e Argentina com o Transferências 3.0, que são países com sistemas de transações instantâneas modernos, gera preocupação na prioridade no combate à fraude e o aumento no investimento na IA.
No Brasil, principalmente, com um sistema financeiro mais robusto e sofisticado, a pesquisa aponta que a inovação na IA será direcionada para prioridades como a detecção de fraudes, abertura de contas, solicitação de crédito, renovação de cartões, automação de processos e avaliação do risco de crédito.