7 em cada 10 transações bancárias no Brasil são feitas no celular
Pesquisa da Deloitte e Febraban mostra mudança de comportamento financeiro do brasileiro
Durante a Febraban Tech, o principal evento de tecnologia do setor financeiro, que acontece em São Paulo até quinta-feira (27), foi divulgado o 2⁰ volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, que aponta que no Brasil sete em cada dez transações acontecem pelo dispositivo móvel.
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A pesquisa trouxe dados sobre o comportamento do brasileiro em relação aos canais de atendimento bancário físicos e digitais, além dos dados de uso do Pix, volume de contas, clientes, Open Finance e Seguros.
Segundo o levantamento, entre 2019 e 2023 as transações pelo smartphone cresceram 3,5 vezes no Brasil, chegando a 251%. Em 2023, os clientes realizaram 130,7 bilhões de operações bancárias nos smartphones -- avanço de 22% em relação a 2022.
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Além disso, a pesquisa mostra também que as transações pelos canais digitais dos bancos, que além do celular incluem o Internet Banking e aplicativos de mensagens, correspondem a 79% do total, ou seja, quase oito em cada dez.
“O celular se consolidou como o canal preferido dos brasileiros para suas operações bancárias. A pesquisa mostra mais uma vez a grande aceitação do público com o mobile banking, devido à eficiência e praticidade nas operações do dia a dia. O brasileiro é um povo tecnológico e a tendência é que as transações com o smartphone continuem em ascensão”, avalia Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.
Nos 21 principais bancos brasileiros que participaram da pesquisa, estão cadastradas atualmente 550 milhões de contas ativas, sendo que 53% foram ativadas por canais digitais.
Além disso, a pesquisa ressalta que, em média, cada brasileiro faz 52 transações por mês nos canais bancários na internet do celular.
Destes usuários, 72% usam com mais frequência nos últimos três meses, acessando mais de uma vez por dia.
Um dos principais motivos pela preferência dos clientes é a comodidade e o acesso fácil às plataformas digitais dos bancos.
“Fica claro que o mobile banking se consolidou como o principal canal de relacionamento dos bancos com seus clientes, resultado dos avanços tecnológicos, da cibersegurança e da mudança no comportamento do consumidor nos últimos anos", avalia Sergio Biagini, sócio-líder da Indústria de Serviços Financeiros da Deloitte.
Cresce o uso de aplicativos de mensagens em bancos
As transações via aplicativos de mensagens instantâneas cresceram 76%, passando de 70,9 milhões para 125,2 milhões de transações.
Isso se deve ao aumento da oferta pelas instituições bancárias, sendo que 100% dos bancos participantes da pesquisa disseram que estão oferecendo este novo canal de relacionamento.
Porém, com o aumento do interesse dos clientes, sinaliza uma tendência no aumento do uso deste tipo de recurso de comunicação com os bancos.
Além disso, no mobile banking, 90% das transações acontecem por pessoa física e 56% dos bancos oferecem ao menos uma cotação de seguro em seus canais digitais, com 18,1 milhões de cotações ou simulações de seguros realizadas no ano passado.
Pix cresce rapidamente no país
Rapidamente o pagamento instantâneo Pix se consolidou entre os brasileiros. Em 2023, os bancos informam que houve aumento de cadastrados no sistema e, segundo o Banco Central, a tecnologia adicionou 71,5 milhões de usuários ao sistema financeiro brasileiro, sendo um forte motor de bancarização no Brasil.
- Quase metade do total de usuários cadastrados no Pix fazem cerca de 30 operações por mês para pessoa física e 50 operações por mês para pessoa jurídica.
- Ainda segundo o BC, a quantidade de transações com o Pix cresceu 74% entre 2022 e 2023, passando de 24,1 bilhões para 41,9 bilhões e mostrou avanço em todas as formas de pagamento com a ferramenta.
- QR code dinâmico (254%), QR code estático (194%), inserção manual de dados (51%), com chaves Pix (44%) e como iniciador de pagamentos (25%) são os principais usos do Pix no país.
“O Pix veio para revolucionar o mercado financeiro e continua constantemente nos surpreendendo. Suas operações continuam em ascensão e batem consecutivos recordes”, afirma Rodrigo Mulinari.