AppleGPT? Empresa negocia com OpenAI para ter recursos de IA generativa no iPhone
Apple também negocia com o Google a licença do chatbot Gemini para seus dispositivos e também já teve conversas com a startup Anthropic
A Apple, que está 'atrasada' na corrida das inteligências artificiais generativas (IAG), está em discussões com a pioneira OpenAI para integrar suas tecnologias de IA na próxima versão do iPhone, que deve ser lançado ainda este ano.
Segundo informações da Bloomberg, Apple e OpenAI iniciaram conversas para fechar um possível acordo para que recursos da empresa de Sam Altman sejam integrados ao próximo sistema operacional do iPhone e iPad, o iOS 18.
Em paralelo, a Apple também segue em discussões com a Alphabet, controladora do Google, sobre licenciar o chatbot Gemini para seus dispositivos.
Até o momento, a empresa de Cupertino não informou oficialmente sobre o que o iPhone vai incorporar em seus dispositivos.
Tão pouco OpenAI e Google não se manifestaram para a imprensa sobre essas supostas negociações.
Atrasado demais
Essas negociações são motivadas pelo avanço significativo das principais concorrentes da Apple no desenvolvimento de IAs generativas.
Agora, para ganhar tempo, e não frustrar seus acionistas e investidores, busca alternativas como comprar empresas que desenvolvem a tecnologia e até mesmo fechar parcerias com suas rivais.
Até o momento, a Apple já teria tido conversas com Google, OpenAI e a startup Anthropic.
iPhone com IA
A promessa é que o novo sistema operacional do iPhone venha com novos recursos baseados no modelo de linguagem da Apple, que pode gerar texto com sons humanos e, também, quer inserir nos seus dispositivos recursos de chatbot como o ChatGPT ou Gemini.
No ano passado, o CEO da Apple, Tim Cook, reconheceu utilizar o ChatGPT da OpenAI e afirmou que todas as plataformas da Apple contariam com novos recursos baseados em IA, os quais seriam implementados com cautela.
Em fevereiro, Cook afirmou que a empresa está investindo "significativamente" em inteligência artificial generativa.
Empresa estaria desenvolvendo o Ajax
A Apple estaria trabalhando no silêncio em uma tecnologia de grande modelo de linguagem (LLM) que foi batizada de Ajax, mas informalmente chamada de 'AppleGPT'.
Um artigo acadêmico publicado por pesquisadores da Apple mostra que estão obtendo sucesso ao desenvolver métodos para treinar as LLMs em texto e em imagens.
O estudo destaca que existe um modelo próprio com suporte de até 30 bilhões de parâmetros que alcança a "performance competitiva", sendo que com as técnicas desenvolvidas na Apple possiblitam a IA trabalhar com conjuntos de dados "cada vez maiores" possibilitando confiabilidade e desempenho.
A Apple quer ir além e rodar LLM smartphones sem precisar usar servidores na nuvem, como são feitos nos chatbots concorrentes. Para isso, a empresa fez a aquisição da startup DarwinAI, que desenvolve esse tipo de tecnologia para smartphones.
A ideia é usar a memoria flash em conjunto com a RAM para o celular ter mais desempenho nas demanadas e tarefas exigidas.
A Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC), prevista para o dia 10 de junho, deverá ser palco para a apresentação das inovações em IA desenvolvidas pela empresa.