Em 2023, Apple e Google compraram 53 startups de inteligência artificial; entenda
Corrida da IA segue forte entre as gigantes de tecnologia, sem muito alarde empresas compram promissoras rivais para seus negócios
O mercado de inteligência artificial (IA) tornou-se um caminho sem volta com crescimento exponencial. E, sem alarde, as big techs abriram as carteiras e foram às compras de concorrentes, ou potenciais concorrentes, para incrementar suas tecnologias de IA em desenvolvimento.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
Segundo os dados da empresa de análise de mercado e dados Statista, a Apple foi a empresa de tecnologia que mais comprou startups de inteligência artificial durante o ano de 2023, superando suas rivais Google, Meta e Microsoft.
Atrasada na corrida de inovação, a empresa da maça fez 32 aquisições de empresas menores de inteligência artificial; Google comprou 21 empresas; Meta comprou 18; e Microsoft 17 startups.
Lembrando que a Microsoft faz investimentos de grande porte na OpenAI, principal empresa de inteligência artificial que está puxando a inovação na tecnologia.
E vem colhendo benefícios dessa parceria, com o lançamento do Copilot, que integra a tecnologia do GPT-4 no navegador Edge e buscador Bing, para fazer frente contra sua rival e líder no segmento de busca, Google.
Google já vem desenvolvendo uma inteligência artificial generativa, antes chamado de Bard, e agora nesta semana anunciado como Gemini.
A Meta já usa inteliência artificial LLAMA em suas plataformas de redes sociais usando seus dados para treinar seus robôs a partir de publicações e comentários publicados no Facebook e Instagram e além disso Mark Zuckerberg já declarou que deseja uma inteligência artificial semelhante à mente humana.
+ Meta anuncia LLAMA sua inteligência artificial rival do ChatGPT
“No Facebook e no Instagram, existem centenas de bilhões de imagens compartilhadas publicamente e dezenas de bilhões de vídeos públicos, que estimamos ser maiores do que o conjunto de dados "Common Crawl" [um arquivo com mais de 250 bilhões de dados] e as pessoas também compartilham inúmeras postagens de texto públicos em comentários em nossos serviços", disse Zuckerberg no relatório financeiro da Meta.
Fora dos Estados Unidos, empresas de tecnologia da China também vem desenvolvendo suas IAs, como Alibaba e Baidu que busca seu filão de mercado.
+ Baidu anuncia ErnieBot, o "ChatGPT chinês"
A estratégia é correr contra o atraso no desenvolvimento de uma tecnologia de inteligência artificial que pode ser chamada de sua.
Atrasados na corrida da IA
Além disso, a Apple busca nestas aquisições inovações e tendências que podem fazer a diferença no mercado promissor e concorrido.
No começo de fevereiro, o CEO da Apple, Tim Cook já tinha confirmado que os produtos vão ter inteligência artificial generativa ainda neste ano.
Na declaração feita durante a divulgação da apresentação de resultados, o executivo afirmou que a empresa já está investindo em IA e que a inovação vai ditar o futuro da empresa.
"Nos continuamos investindo um vasta quantidade de tempo e esforço", declarou Cook.
Uma das principais promessas está na atualização do iOS 18, e sua Siri, que será uma renovação total no sistema operacional, a maior dos últimos anos.
Isso para fazer frente à Samsung, que lançou o Galaxy 24 com IA embarcada, assim como o Google o faz com o Gemini embarcado no seu Google Pixel 8 Pro e também posteriormente deve chegar no sistema Androd para os smartphones compatíveis.