Após vazamentos de gás, cápsula da Boeing se acopla à Estação Espacial Internacional
Espaçonave Starliner fez o primeiro voo bem-sucedido com dois astronautas da Nasa
A cápsula Starliner, da Boeing, conseguiu se acoplar à Estação Espacial Internacional (ISS) na tarde de quinta-feira (6) e a tripulação formada pelos astronautas Barry Wilmore, 61 anos, e Sunita Williams, 58, chegou em segurança, após a detecção de vazamentos do gás hélio durante a trajetória de voo.
A Starliner chegou no dia seguinte do lançamento, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), voando a partir do foguete Atlas 5, construído pela United Launch Alliance (ULA), formada pela joint venture da Boeing com a Lockheed Martin.
Vazamento de gás
Durante a trajetória à ISS, alguns vazamentos de gás hélio foram identificados no sistema de propulsão, inutilizando parte dos 28 propulsores usados para a realização de manobras da cápsula no espaço. A Nasa e a Boeing afirmaram que o problema foi contornado pela dupla de astronautas e que a nave possui propulsores reserva.
Os gerentes da missão da Nasa autorizaram a acoplagem da cápsula à ISS na manhã de quinta-feira (6) enquanto acompanhavam o nível de vazamento.
A acoplagem, que estava prevista para acontecer no início da tarde foi feita horas depois devido às falhas encontradas. A Starliner ficou a cerca de 200 metros da ISS para fazer a nova tentativa.
Após a acoplagem, os dois astronautas vão conduzir os procedimentos padrão, verificar os vazamentos na comporta e pressurizar o acesso entre a cápsula e a estação espacial antes de abrir as escotilhas.
Estadia de oito dias na ISS
Após serem recebidos pelos quatro astronautas americanos e três cosmonautas russos, Wilmore e Williams devem permanecer na ISS por oito dias.
Depois, embarcam na cápsula da Boeing e retornam para a Terra. A previsão é que o veículo espacial pouse nos Estados Unidos com ajuda de paraquedas.
Esta etapa é fundamental para que a Starliner seja certificada pela Nasa para realização de viagens de astronautas para a estação espacial. Apenas a Crew Dragon, da SpaceX, tem essa autorização.