Honda vai investir R$ 4,2 bilhões no Brasil até 2030
Anúncio aconteceu após encontro com Lula e Alckmin; nova tecnologia de motor hibrido-flex chegará ao país
Cido Coelho
A montadora japonesa de veículos Honda vai fazer no Brasil um novo ciclo de investimentos de R$ 4,2 bilhões no período de 2024 a 2030.
O anúncio aconteceu na sexta-feira (19), no Palácio do Planalto, na presença do presidente da República Luis Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), com o presidente da Honda Automóveis do Brasil, Arata Ichinose.
“Ao longo dos mais de 50 anos de nossa presença no país, conquistamos a confiança do exigente consumidor brasileiro ao comercializar produtos de qualidade e eficiência. Esse novo ciclo de investimento visa tornar a Honda Automóveis do Brasil cada vez mais forte, moderna e dinâmica e mostra que estamos alinhados ao compromisso global de alcançar a neutralidade de carbono em produtos e atividades corporativas até 2050”, afirma Ichinose.
A empresa vai apostar em uma notva tecnologia que valoriza o uso do etanol, que existe em larga escala no país, além de desenvolver sua nova tecnologia de motores eHEV, híbrido-flex, no mercado brasileiro.
Além disso, a Honda deve lançar uma nova geração de veículos e em 2025 deve lançar no marcado um novo modelo WR-V.
Com o investimento, a empresa deve contratar mais de 1.700 trabalhadores que serão integrados a força de trabalho de 3.500 funcionários diretos e indiretos na fábrica brasileira localizada em Itirapina (SP), que tem capacidade atual de produzir 80 mil veículos.
Com os investimentos, a fábrica poderá produzir 150 mil veículos anuais, aumento de 25% no volume de produção.
Os investimentos começam de forma gradual a partir deste mês.