5G puro: veja se seu celular é compatível com a tecnologia avançada da conexão
Anatel anunciou que a rede está disponível em todo Brasil mas, por enquanto, nem todo usuário vai conseguir usar a tecnologia
SBT News
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atestou mais de 200 celulares compatíveis com a rede de internet 5G puro. Nesta semana, o órgão do governo anunciou que a versão mais avançada da tecnologia está disponível no país todo. No entanto, mesmo com a autorização, nem todo mundo vai conseguir utilizar a conexão por enquanto.
+Spotify lança retrospectiva anual; veja como encontrar seus destaques em 2024
Todos os iPhones a partir do modelo 12 são compatíveis com o 5G puro, assim como os recentes lançamentos da Samsung, incluindo os modelos Galaxy S24 e S23. Celulares da Motorola, como os da linha Moto G 84 e G 54, também suportam a tecnologia. A Anatel disponibiliza uma lista completa com os dispositivos compatíveis. Confira aqui.
O que é 5G puro?
O "5G puro" funciona no padrão standalone, que opera na faixa de 3,5 GHz e tem uma velocidade média de 300 Mbps (megabits por segundo), cinco vezes maior que o 4G.
Por isso, a transmissão de dados é mais veloz e permite novas experiências, como realidade virtual e aumentada. Além disso, o 5G puro tem baixa latência: jogos, vídeos e transmissões não travarão e apresentarão imagens mais fluidas.
Qual a diferença para o 5G antigo?
Até a liberação do 5G puro, empresas de telecomunicações no Brasil e no mundo utilizavam a tecnologia 5G DSS, ou non-standalone, que oferece uma velocidade superior ao 4G, mas não é o 5G real.
O DSS combina frequências do 4G com antenas 5G para alcançar velocidades de transmissão superiores a 200 Mbps.
+Quatro em cada dez pessoas no mundo não têm acesso à internet móvel
Por que o 5G puro ainda não está disponível para todo mundo?
As operadoras de telefonia já estão autorizadas a ativar o 5G puro em qualquer cidade do Brasil. Porém, mesmo com a liberação, a tecnologia não será implementada imediatamente em todas as localidades.
O edital do leilão do 5G, realizado em 2021, determina que as operadoras devem ativar o serviço em todos os municípios até o final de 2029. Atualmente, dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 1.022 possuem antenas compatíveis com o 5G, sejam do tipo standalone ou não. Esse cenário não representa atraso, já que a liberação do sinal começou em julho de 2022.
Para ativar o 5G em uma cidade, as operadoras precisam instalar antenas compatíveis e obter uma autorização específica (outorga) para operar no local. Como cada município possui regras próprias sobre a rede, a burocracia é um dos fatores que dificultam a expansão do 5G puro em todo o país.