Sam Altman é escolhido CEO do ano pela Time
Em entrevista, executivo da OpenAI considera que demissão e retorno ao cargo como "10 entre 10 coisas malucas para se viver"
Sam Altman, o CEO da OpenAI que esteve em uma polêmica com o conselho da empresa de inteligência artificial (IA), que envolveu demissão e recontratação, foi eleito CEO do ano pela revista Time.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Sabia quem é Sam Altman
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na entrevista, Altman considerou o período conturbado como "10 entre 10 coisas malucas para se viver" e ressaltou que neste ano as pessoas começaram a levar a inteligência artificial "a sério".
A escolha acontece um ano após o lançamento do ChatGPT, pela OpenAI, criada por ele. Essa tecnologia de chatbot, assim como o lançamento do GPT-4 impactaram o mundo da tecnologia, dando início a 'corrida da IA generativa'.
A OpenAI, criada por Altman, começou como um centro de pesquisa sem fins lucrativos voltado para o desenvolvimento de IA. No entanto, com o ChatGPT, a empresa ganhou notoriedade e passou a ser avaliada em US$ 80 bilhões e conta com investimentos de peso, como a da big tech Microsoft.
Com isso, Sam Altman crava seu lugar e tornou-se um dos executivos mais influentes da tecnologia.
Em meados de novembro, Altman entrou numa verdadeira confusão ao ser demitido pelo conselho de administração da OpenAI, sob motivos de não ter mais "confiança na capacidade de Altman de continuar liderando a OpenAI".
Ele chegou a ser contratado pela Microsoft e os funcionários da OpenAi chegaram a publicar carta aberta, pedindo a reintegração do criador do ChatGPT ao principal posto da empresa, sob ameaça de demissão coletiva e debandada para empresa de Bill Gates.
Cinco dias depois, em meio a reviravoltas, Altman voltou a OpenAI e retornou ao cargo de CEO.