Publicidade
Tecnologia

Precisamos manter essência do jornalismo na era da inteligência artificial, diz professor de comunicação

Mohammad Ayish participou de um painel de discussão no Global Media Congress 2023

Imagem da noticia Precisamos manter essência do jornalismo na era da inteligência artificial, diz professor de comunicação
Mohammad Ayish
• Atualizado em
Publicidade

O professor Mohammad Ayish, do Departamento de Comunicação de Mídia da Universidade Americana de Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, defendeu nesta 4ª feira (15.nov) que, na era da inteligência artificial (IA), é preciso manter a essência do jornalismo "como o tipo de missão pública". A declaração foi dada durante participação no painel de discussão "O estado da educação para a mídia hoje", no Global Media Congress 2023, em Abu Dhabi.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Ayish ressaltou que há um lado positivo da IA no jornalismo, pois ela pode verificar a autenticidade das notícias e imagens. "Mas a questão é que vemos realmente um novo tipo de tendência, em que os estudantes estão misturando o jornalismo com criação de conteúdo. Eles dizem 'queremos ser criadores de conteúdo'. O que é isso? Precisamos manter a ideia de jornalismo através deste tipo de transição para a tecnologia de IA. E fazer isso é um grande desafio. Precisamos que ele permaneça como está, jornalismo é jornalismo. Independentemente do tipo de plataforma que você está perdendo aqui. Os alunos gostariam também de ser influenciadores".

Ele prosseguiu: "Há uma mudança de cultura aqui. Mudança de mentalidade. O que não tenho certeza sobre as implicações para o estudo do jornalismo e para o ensino do jornalismo. É algo que precisa ser investigado e discutido mais profundamente. Então, de que tipo de jornalismo precisamos realmente nesta era da IA? Ele não morrerá. Vai ficar, vai estar por perto". 

Segundo o professor, a sociedade verá o jornalismo continuar durante esse período de transição. "Mas que tipo de formato? Que tipo de escopo? Que tipo de substância? Que tipo de personagem? A identidade. Tudo isto está sujeito a mudanças e precisamos garantir que mantemos a essência do jornalismo como o tipo de missão pública, para servir a comunidade e informar, e para manter a comunidade informada sobre as coisas de forma objetiva e precisa. Não é responsabilidade apenas da universidade, mas também da comunidade profissional".

Ainda durante a participação no painel, ele afirmou que é preciso educar os professores e os instrutores de universidades sobre a IA "e como ela pode ser usada de uma forma positiva e construtiva para promover o jornalismo e outros formatos de comunicação".

A discussão foi mediada por Adrian Wells, diretor-gerente da Enex. Participaram dela também o vice-diretor da Escola de Estudos de Comunicação da Universidade de Tecnologia de Auckland, Dafydd Sills-Jones, e o diretor do Gabinete Internacional da Universidade de Comunicação da China, Dandan Zhong.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade