"A gente não faz inovação sem a participação das faculdades, empresas e do governo", avalia Izalci Lucas
Senador avalia o cenário da inovação do país e aponta que ciência e tecnologia deve ser política de Estado
SBT News
O senador Izalci Lucas (PSDB/DF), falou ao SBT News durante a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Confira a cobertura completa do Congresso Internacional de Inovação da Indústria
Izalci que conhece a realidade das empresas, do serviço público e da academia, falou sobre a ação entre a iniciativa privada, academia e a legislação para estimular a inovação no país.
"A gente não faz inovação sem a participação das faculdades, empresas e do governo", argumentou o senador, que compreende a necessidade de uma criação de leis para formar um marco regulatório de ciência e tecnologia no Brasil.
E reforçou.
"Você tem que fazer leis que permitam o marco regulatório de ciência e tecnologia. Aprovamos a lei, o que a gente precisa é dessa união entre universidade e o estado precisa alavancar e ajudar".
Izalci explicou também que o país precisa de uma política de Estado para que o desenvolvimento da ciência e tecnologia tenha continuidade no país, independente da mudança de governos, pois é um setor estratégico que deve ser percebido como investimento e não como gasto.
"No Brasil a gente tem essa mania: cada governo que entra acaba com tudo e começa novamente. E muitas vezes cada ministério é como se fosse um governo diferente, e a gente já está buscando há algum tempo, no sentido de contribuir com isso. Na prática, qualquer recurso na inovação, ciência e tecnologia não é despesa, é investimento", explicou o parlamentar.
Com um estúdio no evento considerado o mais importante evento de inovação da América Latina, o SBT News entrevistou palestrantes, formadores de opinião, especialistas e participantes do encontro.
Todas as conversas estão disponíveis no nosso canal do YouTube.