Digitalks: SBT News fala sobre produção jornalística multiplataforma
"Levamos jornalismo para várias plataformas", disse Rodrigo Hornhardt, head do SBT News
Wagner Lauria Jr.
O SBT News foi atração do 2º dia do Digitalks Expo 2023, nesta 5ª feira (24.ago), na São Paulo Expo, na capital paulista, com a presença de algumas figuras essenciais para o início do portal de notícias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A palestra "SBT News: a experiência multiplataforma do jornalismo do SBT", com a descrição "dos 100 milhões aos 1,2 bilhões de visualizações por ano", aconteceu no palco Business Trends, no principal evento de negócios do Universo Digital.
Um dos palestrantes foi Rodrigo Hornhardt, head do SBT News e Gerente de integração e planejamento de jornalismo e. Ele disse que um dos ingredientes para a audiência é manter a credibilidade jornalística em diferentes plataformas digitais. "Estamos levando conteúdo jornalístico para diversas plataformas", disse. Além disso, Hornhardt completa que o SBT News têm conquistado feitos inéditos desde que foi criado, como a obtenção de 1 milhão de visualizações em um documentário sobre a Guerra da Ucrânia.
"Através de um filme sobre geopolítica, com informações internas de bastidores do momento da invasão da Ucrânia, chegamos a 1 milhão de visualizações. Muitos filmes nacionais não chegam a essa marca", completa.
Além dele, marcaram presença a repórter de política em Brasília e apresentadora, Débora Bergamasco, o apresentador do SBT News na TV, Marcelo Casagrande e o repórter e apresentador do SBT Brasil, Marcelo Torres.
Bergamasco destacou que com o SBT News, a cobertura política teve mais tempo. "Antes, não havia espaço para a cobertura integral do evento político em questão", disse. Rodrigo ainda afirmou que, na época das eleições, a cobertura se resumia aos breaks comerciais da programação dominical da emissora, o que foi modificado com o nascimento do portal, que, pelo 3º ano consecutivo, foi considerado a marca mais confiável de jornalismo no Brasil, pelo Digital News Report 2023, levantamento do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo.
Em sua fala, Casagrande contou a experiência como apresentador do jornal SBT News na TV, que estreou em janeiro deste ano. O noticiário também é responsável por trazer mais tempo de conteúdo jornalístico para o SBT, além de possibilitar, concretamente, a integração entre o digital e o televisivo.
Questionados sobre a cobertura política em tempos de polarização, Bergamasco destacou que a "regra de ouro" trazida por José Ochiuso, Diretor Nacional de Jornalismo, que também marcou presença na plateia, é "dar todos os lados, não entrar em especulação e em teorias da conspiração".
Apesar disso, Torres acrescentou que é um desafio a cobertura política nos tempos atuais.
Aplicativo
Em abril, o SBT News lançou um aplicativo para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS. Por meio dele, o público pode acessar o portal de forma gratuita. Saiba como instalar.
+ SBT News lança aplicativo móvel com notícias do país e mundo
O aplicativo também permite ao público assistir a programas como "Brasil Agora", "Poder Expresso", "Mapa Mundi" e "Perspectivas", com acesso às reportagens do jornalismo do SBT.
YouTube
De acordo com o levantamento do Instituto Reuters, o YouTube é a segunda rede social mais utilizada por quem busca notícias no Brasil - atrás apenas do WhatsApp. Com mais de 5 milhões de inscritos, o YouTube do SBT News conta com uma programação diária de jornais produzidos exclusivamente para a internet, além de reportagens especiais e conteúdos que são veiculados na TV.