Em Genebra, ONU realiza cúpula com robôs para discutir inteligência artificial
Iniciativa tem como objetivo usar tecnologia para solucionar problemas mundiais
Camila Stucaluc
A Organização das Nações Unidas (ONU) reúne, nesta 5ª feira (6.jul), especialistas e robôs para tentar encontrar soluções, com o uso da inteligência artificial, para grandes problemas mundiais. Apesar de parecer uma cena de ficção científica, o encontro refere-se à Cúpula Global de Inteligência Artificial para o Bem, realizada em Genebra, na Suíça.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao todo, 50 robôs especializados, sendo nove deles "humanoides" - projetados para reproduzir a aparência e ações humanas - estarão presentes no evento. As máquinas deverão mostrar capacidades para solucionar problemas, incluindo combate a incêndios, prestação de ajuda, cuidados de saúde e apoio à agricultura sustentável.
A iniciativa acontece em meio ao aumento significativo de inovações que estão mudando percepções sobre criatividade e produtividade. Segundo a secretária-geral da União Internacional de Telecomunicações, Doreen Bogdan-Martin, já foram apresentados 280 projetos que aproveitam a inteligência artificial para melhorar a educação, conter a crise climática e auxiliar no combate à fome e à pobreza.
+ Mortos voltam à vida: especialistas comentam febre da inteligência artificial
"Usar a inteligência artificial para ajudar a colocar a Agenda 2030 de volta nos trilhos não é mais apenas uma oportunidade, é realmente nossa responsabilidade. A tecnologia é apenas um meio - e o desenvolvimento sustentável para todos é o fim", afirmou.