Sem GPS, com controle de videogame; veja a tecnologia do submarino desaparecido
Embarcação com 5 passageiros visitava destroços do Titanic. Equipes fazem buscas desde o domingo (18.jun)
Cido Coelho
O submarino Titan, da OceanGate, que desapareceu no último domingo (18.jun), durante um passeio para ver os destroços do Titanic, com cinco passageiros, não tinha GPS e era guiado por um controle de videogame que custa em média R$ 200.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
Um video da expedição turística da OceanGate mostra que o submarino era operado por um modelo de joystick Logitech F710, que, segundo o jornal britânico The Mirror, o dispositivo sofreu alterações para ser usado no veículo marinho.
Em reportagem realizada pela rede pública de televisão CBC, do Canadá, o fundador da OceanGate, Stockton Rush, mostra a estrutura do submarino.
A estrutura do Titan é formada por:
- Tem 6,4 metros de comprimento.
- Construído com fibra de carbono e titânio.
- Comporta cinco passageiros.
- Tem um pequeno banheiro.
- Estrutura de navegação tem três telas sensíveis ao toque e teclados para auxiliar o condutor no monitoramento do trajeto no fundo do mar.
- O submarino não tem GPS.
- O submarino pode chegar a 4 mil metros de profundidade, alcançando uma velocidade de 5,5 km/h.
Na reportagem da TV canadense, Rush explica que "qualquer pessoa" poderia controlar o veículo.
"Tudo é executado com este controlador de videogame e essas telas sensíveis. Se você quiser avançar, você aperta avançar, se quiser voltar, aperta voltar, vire à direita, vira à esquerda, desce e sobe", explica.
Ainda reforça que até um adolescente poderia guiar o Titan sem problemas.
"É bluetooth, para que eu possa entregá-lo para qualquer pessoa. É para um garoto de 16 anos jogar e é super durável", exaltou.
O jornalista David Pogue, correspondente da rede norte-americana CBS News, disse ao canal CBC News que já participou de uma expedição ao Titanic em 2022 no mesmo veículo e relatou que a embarcação teve falhas mecânicas e de comunicação com a superfície, ficando perdido por 2 horas e 30 minutos, sem GPS, sem instruções de navegação.
Assista ao vídeo da CBC do Canadá em que o fundador da Ocean Gate mostra a estrutura do submarino:
Submarino segue desaparecido e buscas continuam
A Guarda Costeira dos Estados Unidos e Canadá continuam as buscas pelo submersível que desapareceu durante expedição aos destroços do Titanic. Havia cinco passageiros a bordo, entre eles o bilionário britânico Hamish Harding, Shahzada Dawood, de uma das famílias mais ricas do Paquistão, e o filho, Suleman, além do submarinista francês e especialista em Titanic, Paul Henry Nargeolet, e o fundador da empresa responsável pela expedição, Stockton Rush.
- Na tarde de 3ª feira (20.jun), os oficiais da Guarda Costeira estimaram que o Titan tinha 40 horas de oxigênio restante. Isso significa que as equipes tem até 5ª feira (22.jun) para encontrar o submersível e resgatar os cinco tripulantes a bordo.
- A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou, na madrugada desta 4ª feira (21.jun), pelas redes sociais, que a Força Aérea do Canadá detectou ruídos subaquáticos na área de buscas onde submersível desapareceu.
Saiba mais:
- Submarino que levava turistas para ver Titanic desaparece, diz BBC
- O que se sabe até agora sobre o submarino turístico desaparecido