Empresa japonesa perde contato com sonda espacial que tentava pousar na Lua
Seria a primeira empresa privada a colocar um módulo de pouso na Lua
AFP
A start-up japonesa que tentava se tornar a primeira empresa privada a colocar um módulo de pouso na Lua informou nesta terça-feira (25) que perdeu contato com a sonda, pouco depois da hora prevista para a o pouso.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Perdemos a comunicação" com a sonda Hakuto-R, por isso "devemos assumir que não conseguimos concluir o pouso na superfície lunar", indicou Takeshi Hakamada, fundador e diretor-geral da Ispace.
O equipamento foi lançado em 11 de dezembro do ano passado, viajando a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, fazendo uma trajetória mais longa, porém, mais barata em relação ao consumo de combustível.
O módulo japonês carregava dois rovers: o Rashid, construído pelos Emirados Árabes Unidos, que pesa 10 quilos, e o outro, do Japão, em forma de esfera, que pesa 250 gramas, será liberado para circular pelo solo lunar.
O Hokuto-R entrou na órbita lunar em 21 de março a uma altitude de cerca de 100 km no perigeu -- o ponto mais próximo da lua -- e cerca de 6 mil km no apolúnio -- o ponto mais distante da lua e a alunissagem deveria ter acotecido às 13h40, horário de Brasília.