China vai investir mais em chips, circuitos e inteligência artificial
Governo quer aumentar o desenvolvimento para alcançar a autossuficiência tecnológica
Cido Coelho
Nesta 3ª feira (25.abr), o governo da China anunciou que vai aumentar os investimentos em alta tecnologia especializada, direcionada em design de chips, ou semicondutores, circuitos e inteligência artificial (IA).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
O governo chinês planeja para o centro financeiro do país, na cidade de Xangai, uma base de ajuda em investimentos voltados para projetos qualificados de semicondutores com até US$ 14,47 milhões.
O comunicado do governo chinês diz que propósito será ampliar os investimentos, o desenvolvimento industrial e a aceleração para construção de sistemas industriais mais modernos, para atingir o objetivo principal, que é alcançar a autossuficiência tecnológica.
Reino Unido também fará investimentos em IA
O Reino Unido decide entrar com força no desenvolvimento de inteligência artificial e anuncia investimento de 100 milhões de libras (R$ 630 milhões, na cotação atual), voltado para as áreas de saúde e educação.
Segundo o anúncio do governo britânico feito na 2ª feira (24.abr), a intenção é usar chatbots de IA, como a do ChatGPT e Google Bard, para ajudar a impulsionar estes setores além de toda cadeia da economia.
"Aproveitar o potencial da IA ??oferece enormes oportunidades para expandir nossa economia, criar empregos melhor remunerados e construir um futuro melhor por meio de avanços em saúde e segurança", explica o primeiro-ministro Rishi Sunak.