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Toyota vai fabricar carro híbrido-flex no Brasil

Investimento de R$ 1,7 bilhão foi proporcionado a partir de política para veículos menos poluentes em SP

Toyota vai fabricar carro híbrido-flex no Brasil
O novo veículo hibrido-flex deverá ser vendido a partir de 2024 para 22 países da América Latina | Toyota
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A Toyota vai fabricar veículos hibrido-flex na sua fábrica no Brasil, no Estado de São Paulo. O anúncio foi feito na 4ª feira (19.abr)  pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após a montadora japonesa aderir ao programa ProVeículo Verde, que incentiva projetos de desenvolvimento de veículos menos poluentes por meio da liberação de crédito acumulado de ICMS.  

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O secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), Samuel Kinoshita, e o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, estiveram presentes no anúncio que viabiliza a execução de dois projetos da montadora japonesa em sua unidade de Sorocaba, no interior paulista, como a produção de novo veículo compacto híbrido flex, com o investimento de R$ 1,63 bilhão; e atualização de outro modelo híbrido flex, com aporte de R$ 61,8 milhões. 

Segundo o governo paulista, será o maior valor de investimento, desde que o programa foi lançado, em março de 2022. Os projetos foram aprovados em 10 de abril, após análise da Comissão de Avaliação da Política de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, formada por integrantes das Secretarias da Fazenda e Planejamento e de Desenvolvimento Econômico.

O secretário da Fazenda ressaltou que a liberação do recurso incentiva a produção de veículos menos poluentes, considerado uma tendência global em benefício do meio ambiente e a população do Estado. 

"Além de reduzir as emissões, a medida gera mais empregos, por meio de novas tecnologias, e renda à população paulista", argumenta Kinoshita. 

O novo veículo deverá ser vendido para 22 países da América Latina.

Com a adesão ao ProVeículo Verde, a Toyota poderá utilizar créditos acumulados de ICMS de acordo com calendário pré-estabelecido, como contrapartida aos investimentos realizados pela montadora. 

Esta modalidade do ProVeículo foi lançado em 2008 e tem foco no meio ambiente, na inovação e na sustentabilidade, apoiando a implementação de projetos de veículos automotores menos poluentes. A iniciativa prevê, ainda, diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

O aporte será destinado à produção de um novo modelo compacto híbrido flex que se juntará aos modelos Corolla Cross e Corolla sedã na estratégia da companhia de ampliar as opções de veículos eletrificados que contribuam com a descarbonização do Brasil.

A Toyota do Brasil é a única montadora com toda sua operação fabril localizada no Estado de São Paulo, nas unidades Sorocaba, Indaiatuba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, em plena capacidade, com cerca de seis mil colaboradores. Com o investimento na tecnologia híbrido-flex, a Totoya deve criar 700 empregos.

Os motores hibrido-flex devem ser montados na planta de Porto Feliz, no interior paulista | Toyota

O motor híbrido-flex é composto por dois motores, um elétrico e outro à combustão, sem a necessidade de recarga externa, ou seja, não utiliza energia externa -- ele autogera sua energia na frenagem e desaceleração. A Toyota foi a primeira montadora do mundo a desenvolver a tecnologia, em 1997, com o seu modelo Prius, que é o carro mais vendido no mundo desta categoria e atualmente está na quarta geração.

O motor híbrido-flex será montado na planta de motores em Porto Feliz (SP), com previsão de chegada ao mercado brasileiro no ano que vem.

"A Toyota acredita no mercado brasileiro e continua investindo em tecnologia e inovação para atender às necessidades dos consumidores. É uma solução sustentável, que gera empregos e desenvolvimento econômico. Somos pioneiros na tecnologia híbrido flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente", afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

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