Publicidade
Brasil

Edital do Enem 2025 confirma pré-inscrição automática e certificado de conclusão do ensino médio

Provas acontecem em novembro, com exceção de três cidades do Pará; taxa de R$ 85 segue para a maioria dos candidatos

Imagem da noticia Edital do Enem 2025 confirma pré-inscrição automática e certificado de conclusão do ensino médio
"Enem dos concursos": apelido do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) | Divulgação/EBC
Publicidade

O Ministério da Educação divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ano de 2025 em publicação extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (23). Criado há mais de duas décadas, o vestibular se consolidou como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.

Nesta edição, a prova volta a permitir a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica, função que havia sido transferida em 2017 para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja.

Além da certificação, outra novidade da prova é a pré-inscrição automática para estudantes do último ano do ensino médio em escolas públicas. O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que os estudantes poderão apenas confirmar seus dados e selecionar o idioma estrangeiro da prova na plataforma.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Participante, entre os dias 26 de maio e 06 de junho. A taxa continua fixada em R$ 85, com vencimento até 11 de junho, e poderá ser paga via Pix, cartão ou boleto. Candidatos inscritos no CadÚnico e alunos da rede pública do último ano escolar estarão isentos automaticamente.

Quem optar por obter o certificado de conclusão do ensino médio também não pagarão a taxa da prova, desde que cumpram os critérios mínimos de pontuação: 450 pontos em cada área de conhecimento e, no mínimo, 500 na redação.

+ Brasil tem 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo, revela IBGE

As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, que terão aplicação nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro em função da COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

O exame terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e apenas uma redação. No primeiro dia, caem português, língua estrangeira, ciências humanas e redação; no segundo, matemática e ciências da natureza. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília); a aplicação começa às 13h30.

Participantes com necessidades específicas poderão solicitar atendimento adaptado no ato da inscrição. Já pessoas transgênero, travestis ou transexuais terão seu nome social considerado automaticamente, desde que os dados estejam atualizados junto à Receita Federal.

Cronograma Enem 2025

  • Inscrição: 26/05 a 06/06
  • Pagamento da taxa de inscrição: 26/05 a 11/06
  • Solicitações de tratamento especial: 26/05 a 06/06 - Período para solicitação 13/06 - Resultado 16/06 a 20/06 - Período para pedir revisão da decisão 27/06 - Decisão final
  • Aplicação de prova 09 e 16/11
  • Aplicação de prova em Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará 30/11 e 07/12
  • Reaplicação da prova (apenas para participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas) 16 e 17/12
  • Divulgação do resultado 16/01
Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Educação
Enem
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade