Vendas de PCs caem 29% no 1ª trimestre de 2023
Apple foi a empresa mais afetada, seguida por Dell, segundo pesquisa da IDC
A empresa de pesquisa de mercado IDC divulgou no domingo (9.abr) os números de venda de computadores pessoais (PC) durante o primeiro trimestre de 2023 e o resultado não foi animador -- pois resultou queda de 29% nas vendas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Leia as últimas notícias de Tecnologia
Isso foi resultado da desaceleração da economia global e da baixa demanda no mercado de eletrônicos.
Das cinco maiores empresas que fabricam PCs, -- Dell, Lenovo, Asus, HP e Apple -- a empresa fundada por Steve Jobs registrou a maior queda, 40,5% em relação ao mesmo período de 2022.
A empresa já tinha antecipado o péssimo resultado, ao dizer que teve queda de 29% nas vendas de Macs em relação ao mesmo período do ano passado, época de alta demanda devido à pandemia e ao trabalho remoto. A Dell teve queda 31% nas vendas.
"O volume de remessas no primeiro trimestre de 2023 foi visivelmente menor do que no primeiro trimestre de 2019 e 60,6 milhões no primeiro trimestre 2018", diz o relatório do IDC.
O IDC relata que as empresas venderam 56,9 milhões de PCs no primeiro trimestre deste ano, resultado bem abaixo dos 80,2 milhões registrados no mesmo período de 2022.
Segundo o vice-presidente de pesquisa de dispositivos do IDC, Linn Huang, os consumidores deverão apenas fazer atualizações, trocas de dispositivos por modelos mais atuais, isso se a recessão não "se arraste até o próximo ano", com "um trabalho árduo" para a categoria se recuperar.