Publicidade
Tecnologia

Brasil sofreu 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2022

Levantamento aponta ganhos financeiros e espionagem como principais motivadores

Imagem da noticia Brasil sofreu 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2022
Em todo o ano de 2022, 82% dos cibercrimes motivados financeiramente envolveram o emprego de ransomware ou scripts maliciosos | Unsplash
• Atualizado em
Publicidade

Um levantamento da Fortinet apontou que, em 2022, o Brasil registrou 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, um aumento de 16% com relação a 2021 -- com 88,5 bilhões. O país foi o segundo mais atingido da América Latina, ficando atrás somente do México, que registrou 187 bilhões de tentativas de ataques.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na comparação entre o último trimestre do ano e o anterior, houve um aumento de 61,7% no número de tentativas de ataques cibernéticos sofridas pelo país. Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022 foram 30,4 bilhões, contra 18,8 bilhões em julho, agosto e setembro. A maioria (73,9%) foi motivada por ganhos financeiros e espionagem (13%).

Em todo o ano de 2022, 82% dos cibercrimes motivados financeiramente envolveram o emprego de ransomware ou scripts maliciosos. Também foram registrados golpes com malwares, como a reutilização de códigos. A ferramenta Log4j, por sua vez, registrou uma alta falha de segurança, permitindo o roubo de dados confidenciais.

"Para os adversários cibernéticos, manter o acesso e evitar a detecção não é uma tarefa fácil, pois as defesas cibernéticas continuam avançando para proteger as organizações. Para superar esses desafios, os atacantes estão evoluindo suas técnicas de reconhecimento e implantando alternativas de ataque mais sofisticadas", diz Derek Manky, estrategista-chefe de Segurança e vice-presidente Global de Inteligência de Ameaças do FortiGuard Labs.

+ Falha faz Microsoft recomendar instalação do Windows 11 em PCs incompatíveis

Em meio ao cenário, especialistas pedem a conscientização em segurança cibernética, contendo o acesso de criminosos. Isso porque, uma vez que um arquivo malicioso é acessado e baixado, geralmente é tarde demais para a empresa escapar do comprometimento, a menos que tenha uma abordagem holística de segurança.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade