Publicidade
Tecnologia

Entenda a polêmica do chamado "gatonet" e porque a Anatel está fechando o cerco

Anatel começará a bloquear Decodificadores Clandestinos de TV por Assinatura

Imagem da noticia Entenda a polêmica do chamado "gatonet" e porque a Anatel está fechando o cerco
Anatel vai atacar a origem do sinal, mesmo que venha de outro país
• Atualizado em
Publicidade

Muita gente ficou com dúvidas depois que a Anatel anunciou que irá bloquear o chamado gatonet num combate que muitas vezes parece enxugar o gelo, tamanha dificuldade de barrar esse tipo de prática.

Um dos principais questionamentos é que muitos sites de grandes varejistas e empresas oferecem as chamadas TV Box. E de fato existem esses equipamentos homologados pela Anatel e aí é que vem toda confusão. Então vamos explicar de forma clara toda essa confusão. 

+ Assista todas as edições do Tech News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Uma TV Box é um equipamento que tem aplicativos que podem transformar uma TV Simples numa Smart TV. Assim você pode assistir os sistemas pagos de streaming e navegar pela internet a partir desse equipamento, que passou a ser homologado pela Anatel. Então para deixar claro, uma TV Box homologada pela Anatel, pode ser comercializada.

O problema é quando esse equipamento vem com um programa instalado que permite assistir TVs que seriam pagas de forma gratuita ou através de uma mensalidade de preço bem menor que os praticados pelas empresas autorizadas a comercializar esse tipo de serviço. E é aqui que mora a linha tênue entre o que pode ou que não pode ser feito e a dificuldade de fiscalização.

Com a nova medida, a Anatel vai atacar a origem do sinal, mesmo que venha de outro país. Assim que ela identificar o transmissor, ela irá notificar os provedores de internet que irão bloquear o serviço ilegal. Assim, nem é preciso que um fiscal entre na casa das pessoas. Fazendo uma analogia funciona de uma forma muito parecida como os perfis que são bloqueados em redes sociais por determinação da justiça.

Existem alternativas baratas e até gratuitas que são permitidas por lei

Quem usa o "gatonet" normalmente argumenta que os preços dos serviços oferecidos atualmente de TV por assinatura são muito altos, mas o mercado já se mexe e oferece serviços populares com conteúdo digital. E há ainda opções gratuitas, como, por exemplo, a PlutoTV, e o SBT, que conta com o SBT Videos, que além de oferecer o conteúdo da programação tem também filmes e séries - tudo gratuito para ver online. Recentemente a empresa Multi (antiga Multilaser) lançou um pacote de TV por assinatura digital, inclusive com canais abertos, como é o caso do SBT, por preços que começam com R $9,90 e oferecem cerca de 30 opções.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade