eBay planeja demitir 500 funcionários no mundo
Cerca de 4% das vagas seriam eliminadas por conta do cenário macroeconômico global
Cido Coelho
A empresa de leilão e vendas na internet eBay tem planos para cortar 500 vagas de trabalho ou cerca de 4% dos empregos.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Plataforma de videoconferências Zoom demite 1,3 mil pessoas
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As informações estão em um documento enviado à SEC, sendo o equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil.
O principal executivo da empresa, Jamie Iannone, disse que a decisão foi tomada após uma análise no cenário macroeconômico global nos últimos meses e que a medida será para fortalecer a empresa.
Além disso, Iannone ressaltou que essa mudança pode oferecer melhores experiências aos seus clientes, permitindo que a companhia foque nas áreas que causam mais impacto no negócio.
"É importante ressaltar que essa mudança nos dá espaço adicional para investir e criar novas funções em áreas de alto potencial ? novas tecnologias, inovações de clientes e mercados-chave ? e para continuar a nos adaptar e flexibilizar com a mudança macro, comércio eletrônico e cenário tecnológico", declarou o executivo.
O eBay está no mercado de comércio eletrônico desde setembro de 1995. Considerado pioneiro no setor, o site é considerado um dos maiores do mundo para venda e compra de itens.
Demissões em massa no setor de tecnologia
Além da Zoom, que demitiu 1,3 mil pessoas, outras empresas, gigantes do setor, vem anunciando cortes nas vagas de trabalho, como a Meta, que anunciou mais de 11 mil demissões, já a Alphabet (Google), vai demitir 12 mil funcionários, a Amazon que deve fechar 18 mil vagas de trabalho, o Twitter eliminou mais de 7 mil vagas de trabalho, a Dell que encerrou mais de 6 mil contratos de trabalho e entre outras.
As justificativas vão da perda de valor no mercado, corte de custos e inseguranças da economia global para este ano.