Futuro da Mídia: A TV não será mais a mesma
Segundo David Britto, membro do Fórum SBTVD, interatividade e outras novidades chegam na TV digital
SBT News
A sua TV aberta, aquela sua velha conhecida, que está na sala e nos cômodos da sua casa, não será mais a mesma. Interatividade, troca de dados e informações e outras novidades chegam para fazer do principal dispositivo da casa uma tecnologia do futuro.
Por isso, o SBT News entrevistou Davi Brito, membro do Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre -- SBTVD e presidente da Miráculo.
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SBT News -- Quando a gente vem a um encontro como a SET Expo 2022, falar de tanta tecnologia, de mudança de comportamento do consumidor, de linguagem, inovação, nem sempre a gente pensa que isso, ou boa parte disso, já pode ser aplicado e está disponível para TV aberta. Esse pensamento está ficando para trás?
David Britto -- Sim, a TV digital quando ela foi introduzida em 2007 aqui no Brasil, ela trouxe uma tecnologia de vídeo em alta definição, em áudio em alta definição, mas ela também trouxe a possibilidade de serviços de interatividade, serviços complementares ao conteúdo que tá sendo exibido na televisão.
SBT News -- Nem todo mundo sabe disso?
David Britto -- Nem todo mundo sabe disso, ele é pouco explorado até agora quando a gente lançou a versão da TV 2.5, cujo serviço de interatividade é chamado DTV Play.
SBT News -- Conta para gente sobre a TV 2.5, o que ela traz de novo?
David Britto -- Bom, primeira coisa que ela integra a internet ao serviço de TV aberta. O serviço TV aberta é aquele serviço que você coloca uma antena, sintoniza os canais e recebe TV gratuita, em alta definição.
SBT News -- É a televisão nossa, velha conhecida...
David Britto -- É a velha conhecida televisão com uma qualidade de vídeo, de imagem e áudio excepcionais.
SBT News -- E já com o diálogo com os dispositivos digitais...
David Britto -- Exatamente, integrado agora, na versão 2.5, integrado com a internet.
SBT News -- Você tem exemplos para dar dessa interação, como ela pode se dar? Porque, a gente tá aqui abrindo os olhos de muitos consumidores, gente como a gente, que nem sequer desconfiam que essa interatividade já está ali à disposição.
David Britto -- Um exemplo que está sendo planejado, a ser colocado disponível, seria você assistir ao jogo de futebol que está sendo exibido em alta definição, em HD como a gente conhece, Full HD.
"A emissora ela também tem a possibilidade de transmitir aquele evento em 4K ou 8K".
Então, através desse tipo de recurso, você pode assistir o conteúdo de um jogo de futebol com 4K ou 8K, porque agora estou buscando da internet esse conteúdo.
SBT News -- Você escolhe?
David Britto -- Você escolhe, o consumidor vai ter a possibilidade de escolher é qual tipo de qualidade de conteúdo ele poderá assistir.
SBT News -- Há outros recursos, por exemplo, às vezes começo a assistir ao jogo de futebol, comecei a assistir um pouquinho atrasado, não vi o início e não sei nem quem tá entrando em campo no meu time... Isso acabou?
David Britto -- Isso é possível de ser resolvido da seguinte maneira: o consumidor tá vendo o jogo, aperta um botão e vai aparecer apresentar na tela a escalação do time dele. Porque, a emissora agora sabe quem é o consumidor.
SBT News -- A emissora fica estudando isso. Ela tá pesquisando isso.
David Britto -- Ela tá pesquisando isso, o consumidor consegue informar. Por exemplo, qual é o time do coração? Então ao invés de apresentar o time adversário, a emissora apresenta o time que a pessoa já torce.
SBT News -- A gente pode chamar isso de uma espécie de customização desse serviço?
David Britto -- É onde vai ter uma revolução no modelo de negócio da radiodifusão, porque você poderá customizar a entrega do conteúdo.
SBT News -- Fala um pouquinho mais sobre isso. A emissora, ela por conhecer melhor aquele consumidor dela, digamos assim, se entendo bem, direciona de maneira mais dedicada, mais é sob medida a publicidade e outros interesses.
David Britto -- Exatamente. No caso da publicidade, por exemplo, é uma grande revolução. A medida que você sai do modelo, onde você veicula uma propaganda para uma grande quantidade de pessoas, você poderá manter essa característica e adicionar a seguinte característica.
"Para você, eu estou entregando uma propaganda diferente da outra pessoa, porque sei o perfil de consumo seu e da outra pessoa".
SBT News -- Por exemplo, dois televisores ligados, na mesma residência, em dois cômodos diferentes, duas pessoas diferentes assistindo, ainda que seja a mesma programação, a interação vai ser a única para cada um.
David Britto -- Exatamente, é onde vai ter uma mudança agora, depois de 70 anos de TV aberta, uma mudança positiva no modelo de negócio das emissoras.
SBT News -- Como fica a geração de negócios a partir de tanta particularidade, tanta personalidade, na identificação do consumidor.
David Britto -- Ela aproxima o modelo de internet, ela aproxima o modelo hoje que você enxerga em outros tipos de provedores de conteúdo como YouTube, como o Instagram...
"A televisão agora dispõe de um recurso de tecnologia de conhecer o consumidor".
SBT News -- Isso já existe, está disposição hoje?
David Britto -- Já existe.
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Produção e entrevistas por Cido Coelho e Guto Abranches
Edição de imagens: Cézar Camilo
Edição por Cido Coelho