Futuro da Mídia: Sinal digital em mais TVs no Brasil
Vinicius Caram, superintendente da Anatel, fala sobre o sinal em mais cidades brasileiras
SBT News
Garantir para maior parte da população a qualidade do sinal digital de áudio e vídeo a ser recebido nas TVs Brasil afora. Mais uma etapa desse processo está sendo cumprida e o Vinícius Caram, superintendente da Anatel, falou ao SBT News sobre o cenário da implantação da tecnologia no país.
Leia também:
- SBT News traz o Futuro da Mídia
- O futuro da TV aberta
- De 22 a 30 com revoluções na tecnologia e conteúdo
SBT News -- Com esses 1.638 municípios a mais, quando é que esse programa atinge a totalidade da população, que afinal de contas, pode ter acesso a é esse novo serviço, a TV digital?
Vinicius Caram -- Só com esse projeto, mais de 96% da população brasileira contará com canais totalmente digitais nos seus municípios, com a grade melhorada, com a qualidade, tanto de imagem, quanto de áudio sendo beneficiados.
"Quem tem a TV já apta [para o digital] terá esse sinal já garantido".
Começaremos uma nova fase de distribuição de kits para a população carente que está no Cadastro Único [CadUnico].
SBT News -- Esses kits são permanentes? Chegam para ficar ou numa outra etapa do processo, eles também são substituídos?
Vinicius Caram -- Eles [os kits] deverão ser substituídos.
SBT News -- Como que você está vendo a evolução desse processo? É de se imaginar que a população esteja ansiosa por isso. Como responsável, em boa medida, por esse processo todo, está satisfeito com o andamento ou você queria que estivesse mais adiantado?
Vinicius Caram -- Acho que está a pari passo. Temos um dinheiro ainda que estava reservado nos fundos da EAD -- Entidade Administradora da Digitalização --, o grupo conduzido pelo presidente do grupo Gired, conselheiro Moisés [Moreira].
Então, o conselho diretor permitiu a liberação desses recursos, quase R$ 1 bilhão para levar o sinal digital.
O canal de TV, não só o canal da Assembleia Legislativa, o canal da câmara do Senado, mas o de [canais] âncoras aí, comerciais, para rincões e municípios com menos de 10 mil habitantes, onde muitos não tinham interesse em chegar.
Agora, com esse subsídio do governo levará essa esse conteúdo digital com qualidade para quase toda população brasileira.
SBT News -- É uma questão de cidadania também?
Vinicius Caram -- Com certeza, é uma democratização, cidadania, levando conteúdo gratuito de qualidade e profissional para a população.
SBT News -- Você imagina que essa ampla proporção da população, a secção desse serviço vai causar novas demandas? Ou seja, aquele brasileiro que recebe o serviço hoje, conta com essa tecnologia, daqui a pouco vai querer outras. E isso pode fazer girar economia e o mundo dos negócios também?
Vinicius Caram -- Quando você tem acesso à informação e publicidade, isso estimula todas as áreas econômicas. A pesquisa hoje, vindo aqui no painel e em eventos, o brasileiro assiste muita TV.
Essa questão de falar que a radiofusão está em baixa, rádio e TV, é pelo contrário, está em alta.
"São mais de 7 horas que o brasileiro assiste por dia, em seu domicílio da TV aberta, gratuita profissional com qualidade".
Para você ter acesso a um conteúdo com credibilidade, você tem publicidade, tem interesse até mesmo em adquirir produtos e, já pegando esse gancho, a gente vai ter a evolução da TV.
Então, pensar na TV 3.0, a gente vai ter customização, o uso de óculos, realidade aumentada, virtual, integração com a internet, quando um futuro, a gente sabe que tem seu custo, mas a gente espera que em médio e longo prazo toda a população se beneficie.
SBT News -- Quando é que se pode esperar tudo funcionando da melhor maneira, obtendo os melhores resultados, qual é o calendário que está na sua cabeça?
Vinicius Caram -- Nós temos um cronograma estabelecido pela agência, conduzido pelo Gired, de levarmos e ativarmos esses 1.638 municípios com TV digital terrestre até janeiro, fevereiro de 2023.
Esse é o nosso cronograma, são mais 150 municípios, as prefeituras já adquirindo nessa infraestrutura, que está sendo disponibilizado.
SBT News -- É muito trabalho pela frente também...
Vinicius Caram -- Sem falar da migração para banda KU, onde você tem domicílios que não terão TV digital terrestre, poderão receber o sinal pelo satélite pela banda KU e também vamos distribuir potenciais 10 milhões de kits para a população.
SBT News --- Porque há necessidade de uma migração também, uma mudança de tecnologia...
Vinicius Caram -- Também com sinais digitais e com a grade com mais de 150 canais gratuitos.
SBT News -- Agradeço muito sua participação com a gente.
Vinicius Caram -- Obrigado, eu que agradeço em nome da Anatel. Estamos à disposição.
----
Você também pode se interessar:
-----
Produção e entrevistas por Cido Coelho e Guto Abranches
Edição de imagens: Cézar Camilo
Edição por Cido Coelho